Egito
O Egito é a segunda maior economia do continente africano, com um PIB de cerca de US$ 404 bilhões em 2021 segundo o Banco Mundial, e possui um mercado potencial de quase 110 milhões de habitantes. O país participa do Acordo de Livre Comércio MERCOSUL-Egito, o que aumenta a competitividade dos produtos brasileiros.
O país é o principal destino das exportações agrícolas brasileiras na África. Em 2022 o Brasil exportou US$ 2,272 bilhões em produtos do agronegócio para o Egito, resultando em um acréscimo de 47% (em valor) em comparação ao ano anterior. Esse número colocou o Egito na 13ª posição no ranking dos principais países de destino das exportações agrícolas brasileiras.
Em 2022 o país dos faraós destacou-se como o quarto maior mercado mundial para o milho e a carne bovina brasileira, o quinto maior mercado para gado vivo e o décimo para açúcar. Existe ainda grande potencial para a ampliação das exportações brasileiras do complexo soja, feijão e pulses, tabaco, carne de frango, café, produtos lácteos, frutas e temperos para o país.
No período de janeiro de 2019 a fevereiro de 2022 houve um expressivo número de novos mercados abertos no Egito para produtos agrícolas do Brasil: produtos lácteos; animais vivos (ovinos e caprinos reprodutores); fêmeas bovinas para reprodução); produtos cárneos de aves; produtos cárneos de suínos; envoltórios naturais de animais; feijão (Phaseolus vulgaris); gengibre; sementes de hortaliças (tomate, pimentão, berinjela, melancia, pepino, pimenta, abóbora, milho, linho e cenoura); banana e algodão em pluma.
Em relação às exportações para o Brasil, o Egito é um importante fornecedor de insumos agrícolas (fertilizantes). Também faz parte da pauta a exportação ao Brasil de azeitonas, alho e frutas cítricas.
RELATÓRIO AGRONEGÓCIO EGITO - MAPA/2022
PERFIL EGITO - APEX BRASIL 2022
ADIDO AGRÍCOLA NO CAIRO
Nome: RAFAEL MOHANA DE CARVALHO REFOSCO

Profissão: Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Formação: Médico Veterinário formado pela Universidade Estadual do Ceará.
Experiência: Possui 15 anos de experiência como Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Durante sua carreira atuou na fiscalização de estabelecimento de abate de bovinos, inspeção de carnes e derivados de bovinos e suínos, certificação sanitária de produtos de origem animal, inspeção e fiscalização de produtos para alimentação animal e negociações de temas sanitários e fitossanitários. Foi auditor-líder em missões de auditoria internacional de produtos de origem animal e participou de rodadas de negociações internacionais de temas SPS.
Endereço: Embaixada do Brasil no Cairo. Nile City Towers - North Tower 2005C, Corniche El Nil - 18th Floor- Cairo-Egypt
Telefone: +(202) 24 61 9838:
E-mail: adido.cairo@agro.gov.br; gestaoadidos@agro.gov.br
Estudos de Mercado:
Podcast:
Como entrar no mercado de alimentos do Egito?
Um papo para quem quer exportar e ganhar o mundo - Apex-Brasil
Calendário de Eventos:
GRAIN TECH EGYPT 2025 - 11 a 13 de maio de 2025 (Público-alvo: Indústrias de grãos, moinhos, silos, forragens, equipamentos para massas, batedores de arroz, fábricas de biscoitos, entre outras.)
SAHARA EXPO 2025 - 14 a 16 de setembro de 2025 (Público-alvo: Empresas agrícolas dos ramos de fertilizantes, sementes e adubos, estufas, maquinário agrícola, pós-colheita, manejo hídrico, agricultura sustentável, serviços.)
FOOD AFRICA 2025 - 09 a 12 de dezembro de 2025 (Público-alvo: Empresas do setor de alimentos ("Food and Food Services"), tais como panificadoras, hipermercados, atacadistas e varejistas, catering, restaurantes, cafeterias, rede hoteleira, distribuidores, entre outras.)
Eventuais mudanças políticas e/ou econômicas – posteriores à elaboração dos documentos dispostos neste portal – podem ocasionar a desatualização de algumas informações.