Geral
PGFN recebe novos colegas
“É um misto de orgulho e alívio.” Ruben Fernando Coqueiro de Carvalho Filho pode ter resumido o sentimento de 120 homens e mulheres que tomaram posse nessa sexta-feira (26) nos cargos de procuradores da Fazenda Nacional (PGFN), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da União (PGU). A cerimônia, realizada em Brasília, reuniu autoridades, familiares e amigos que presenciaram o início do sonho dos novos advogados públicos.
Desse total, 62 serão colegas da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - entre eles, Ruben Fernando, que representou os novos empossados durante a cerimônia, com um discurso emocionado. “Sinto que tudo é possível depois que me tornei procurador da Fazenda Nacional”, disse, sendo ovacionado pelos presentes. De Teresina (PI) para as cadeiras do maior escritório de advocacia pública do mundo, Ruben relembrou que passou por momentos delicados. “A pandemia, em especial, foi um período difícil e o Direito perdeu o brilho para mim”, disse.
Mas a família o ajudou a resgatar o amor pela advocacia até chegar ao momento mais aguardado na carreira: se tornar procurador. “Agora posso representar a União e contribuir para a construção de políticas públicas”, comemorou. Ainda na opinião dele, ser membro dessa carreira vai permitir que ele contribua com a justiça fiscal e “em melhores oportunidades para os brasileiros”.
Anelize Almeida, procuradora-geral, reviveu o momento de sua posse, em 2006, ao ver os novos colegas de profissão. “É maravilhoso, é um sentimento de rever o que passamos, nossa própria trajetória”, comentou. Ela classificou a chegada dos procuradores como “uma injeção de ânimo para renovar o nosso propósito” e completou: “é bom demais ser a líder da instituição neste momento”, garantiu.
O procurador da Fazenda Nacional Paulo Mendes, adjunto do advogado-geral da União, participou da cerimônia e afirmou que os empossados “estão entrando em uma casa muito acolhedora e de muita parceria”. Em seu discurso, Mendes lembrou o trabalho realizado em conjunto pelas entidades (PGFN, AGU e PGU) e o fortalecimento da carreira nesses últimos anos. Ele garantiu que todas as medidas, às vezes consideradas até duras e incompreendidas por muitos, “são pensadas estrategicamente para favorecer o país”.
Lágrimas e sorrisos
Deiver Neves Ferreira, de Maceió (AL), não conseguiu segurar o choro ao lembrar que teve que dividir o momento mais feliz da vida dele com uma notícia que abalou toda a família. “No dia que fui fazer a prova, em 2023, recebi a notícia de que minha mãe estava com câncer.” Ele se recordou de toda a tristeza ao receber o diagnóstico, mas também, tempos depois, de receber a notícia que mudaria sua vida: a de que tinha sido aprovado no concurso que ele tanto sonhava. “Era eu lutando no concurso e ela lutando pela vida. Por isso hoje estou tão emocionado, é uma honra imensa ver minha mãe aqui ao meu lado, feliz e comemorando comigo”, comemorou, aos prantos.
Agora, os novos procuradores e procuradoras da Fazenda Nacional vão passar por um curso de formação, que deve seguir até meados de outubro, em Brasília.
Confira o vídeo abaixo: