Notícias
RIO BONITO DO IGUAÇU (PR)
R$ 15 milhões para iniciar reconstrução depois do tornado
Ginásio municipal de Rio Bonito do Iguaçu ficou completamente destruído após passagem do tornado. (Foto: Divulgação/MIDR)
Rio Bonito do Iguaçu (PR) – Para acelerar a reconstrução da escola e ginásio municipais em Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais afetada pela passagem de um tornado no estado do Paraná, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou a liberação imediata de R$ 15 milhões. Os dois equipamentos públicos foram completamente destruídos pelo fenômeno. Neste domingo (9), Waldez, acompanhado do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e da diretora de Tecnologia da Informação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lea Bressy Amorim, sobrevoou as áreas mais atingidas pelo desastre e fez uma avaliação dos danos.
“Nosso objetivo aqui é garantir 100% de apoio do Governo Federal para ajuda humanitária, restabelecimento dos serviços essenciais, públicos e privados, e reconstruir o que foi destruído. Agora, é tempo de solidariedade, de apoio às famílias que estão precisando de assistência para saúde, alimentação, hospedagem e abrigo. Ao mesmo tempo, começamos o trabalho de restabelecimento e reconstrução", afirmou Waldez.
Em Rio Bonito do Iguaçu, o ministro visitou os locais mais atingidos pelo tornado ao lado do prefeito Sezar Bovino, que ressaltou o apoio do Governo Federal. “Amanhã, cerca de 2,5 mil estudantes de creches e escolas públicas não terão para onde ir, estamos muito preocupados com essa situação, não temos prédios para alugar nesse momento, o Governo Federal vai nos ajudar muito nesse sentido”, afirmou o prefeito. O local onde funcionava o ginásio municipal está sendo usado para receber os destroços.
Em seguida, a comitiva do ministro almoçou na cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), onde estão centralizadas as doações de alimentos e roupas. Waldez também visitou o assentamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio e, por volta das 15h, se reuniu com as defesas civis municipais e estadual, autoridades locais e técnicos da Defesa Civil Nacional. "Tudo o que for necessário para reconstruir Rio Bonito do Iguaçu e outras cidades afetadas, o presidente Lula está determinando a mim e a outros colegas ministros que assim o façamos", afirmou.

- Waldez se reúne com defesas civis municipais e estadual, autoridades e técnicos da Defesa Civil Nacional. (Foto: Divulgação/MIDR)
O munícipio de Rio Bonito do Iguaçu decretou estado de calamidade pública, reconhecido sumariamente pelo Governo Federal nesse sábado (8).
Ajuda voluntária
Para ajudar as vítimas em Rio Bonito do Iguaçu, moradores das cidades vizinhas foram para o município e se organizaram em grupos para planejar a distribuição das doações de comida e roupas e fazer o cadastramento das pessoas.
Junival dos Santos, morador de Laranjeiras do Sul, a menos de 20km de Rio Bonito do Iguaçu, está trabalhando como voluntário no município. “Estou trabalhando na distribuição de cestas básicas, é uma forma de ajudar essas pessoas", contou Junival, que também perdeu sua barraca de salgados após o tornado.
Confira as ações adotadas pelo Governo Federal para atender a população atingida:
Ministério da Saúde (MS)
-
Envio da Força Nacional do SUS (FN-SUS): mobilização determinada pelo ministro Alexandre Padilha na madrugada do dia 8. Equipe composta por médico sanitarista, enfermeiro, analista de recursos logísticos, analista de incidentes e reconstrução assistencial e especialista em saúde mental em desastres.
-
Ações Iniciais da FN-SUS: recomposição da rede local de saúde para restabelecer atendimentos; triagem e estabilização de feridos; reorganização dos fluxos assistenciais e farmacêuticos; avaliação de risco sanitário secundário (água, resíduos, vetores); apoio psicológico à população.
-
Capacidade Operacional: Nível Operacional II da FN-SUS (resposta intermediária); possibilidade de instalação de hospital de campanha modular (até 150 atendimentos/dia) em parceria com a SESA-PR, se necessário.
-
Situação da Rede de Saúde Local: urgências redirecionadas ao Hospital Regional de Laranjeiras do Sul; UBSs da zona rural parcialmente inoperantes; estoque de medicamentos e vacinas comprometido; problemas de energia e abastecimento afetando as unidades.
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS)
- Envio de equipe técnica ao Paraná em 8 de novembro de 2025 para atuar em Rio Bonito do Iguaçu;
- Mobilização da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (ForSUAS) para proteção social da população;
-
Cadastramento de famílias afetadas;
-
Estruturação de abrigos provisórios;
-
Apoio técnico à rede municipal de assistência social;
-
Distribuição de alimentos e ações de segurança alimentar;
-
Articulação para unificar calendários de pagamentos do Bolsa Família e BPC;
-
A resposta é coordenada pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) em cooperação com a prefeitura, Defesa Civil e demais órgãos federais.
Ministério da Previdência Social e INSS
-
Ações principais: possibilidade de antecipação dos benefícios assistenciais para moradores da região; envio de equipes do INSS ao município para atendimento presencial e orientação sobre o adiantamento dos pagamentos
Ministério da Educação (MEC)
-
Diante da situação de calamidade, os participantes da região poderão realizar o Enem em nova data (a ser definida pelo Inep), já que as provas estavam marcadas para 9 e 16 de novembro.
Ministério das Comunicações (MCom)
-
Mobilização de força-tarefa com a Anatel para restabelecer telefonia e internet; equipes da TIM, Vivo e Claro atuam no local.
-
MCom e Anatel seguem monitorando para assegurar o retorno completo dos serviços , essenciais para o resgate.
Ministério de Minas e Energia (MME)
-
Mobilização total para recuperar os serviços de distribuição de energia elétrica.
-
Coordenação com o setor elétrico para restabelecer o fornecimento.
-
Status: Até a noite de sábado (08/11), 200 mil de 290 mil unidades consumidoras sem energia já haviam sido atendidas. O restante permanece sem fornecimento devido à dificuldade de acesso.
-
Situação Técnica: Em Rio Bonito do Iguaçu, 13 torres de transmissão foram derrubadas e outras 13 danificadas.
-
Apesar dos danos, não houve interrupção no fornecimento geral aos consumidores.
Outras notícias:
Waldez Góes chega em Rio Bonito do Iguaçu para articular ações de resposta
Governo Federal reconhece situação de calamidade e inicia socorro