Notícias
DEFESA CIVIL
Waldez Góes apoia municípios amapaenses atingidos por rompimento de barragem
Waldez Góes lidera força tarefa do Governo Federal para apoiar municípios amapaenses atingidos por rompimento de barragem (Foto: Maksuel Martins/ Governo do Amapá)
Brasília (DF) - Desde a notícia do rompimento de uma barragem de garimpo localizada em Pedra Branca (AP), que despejou grande quantidade de rejeitos de mineração no rio Cupixi, na última terça-feira (11), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, não mediu esforços para ajudar a população local. Neste sábado (15), ele acompanhou a força-tarefa realizada em Porto Grande, município vizinho, juntamente com outros representantes do Governo Federal, estadual e municipal, além de prefeitos e gestores locais.
A barragem está localizada a 180 quilômetros da capital, mas os ribeirinhos temem que a contaminação do rio afete a pesca, uma das principais fontes de renda da região. “Por determinação do presidente Lula, seguimos, desde o primeiro momento, garantindo total apoio à prefeitura, ao governo do estado e, principalmente, às famílias afetadas. Não faltará ajuda humanitária”, garante Waldez. “Estamos monitorando toda a situação para que a gente restabeleça a normalidade na qualidade da água e na segurança das pessoas”, frisou o ministro.
O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou a agilidade na resposta do ministério. “Desde que Waldez assumiu o ministério, todas as vezes que precisamos, nós tivemos uma situação de emergência ou reconhecida sumariamente ou num tempo recorde”, afirmou.
A ação deste sábado contou com integrantes da Defesa Civil Nacional, estadual e municipal e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e teve como objetivo unir forças para desenvolver planos de trabalho com a Defesa Civil e investigar a causa da mudança na coloração da água do rio.
Situação de emergência reconhecida
Também neste sábado, o MIDR, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), reconheceu, sumariamente, em decorrência do colapso da barragem, a situação de emergência nos municípios de Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Ferreira Gomes e Cutias do Araguari, todos no estado do Amapá.
A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira, neste link, a lista completa dos cursos.
Outras Notícias:
Defesa Civil Nacional orienta novos prefeitos sobre solicitação de recursos para desastres
accessibility-anchorEncontro de prefeitos destaca papel das cidades intermediadoras no desenvolvimento regional
accessibility-anchorOficina do MIDR alerta prefeitos para fortalecimento dos órgãos de defesa civil