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DEFESA CIVIL NACIONAL
Sistema Integrado de Informações otimiza resposta a desastres no Brasil
S2iD é a principal ferramenta para gestão ágil e coordenada das ações de resposta e recuperação (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Brasília (DF) - Diante do aumento da frequência e intensidade de desastres no Brasil, estados e municípios precisam estar preparados para agir com rapidez e eficiência. O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), desenvolvimento pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) é a principal ferramenta da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e é essencial para garantir a gestão ágil e coordenada das ações de resposta e recuperação.
A plataforma permite que gestores estaduais e municipais registrem ocorrências, solicitem reconhecimento federal de desastres e acessem recursos emergenciais para socorro às populações afetadas. O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, lembra que o MIDR também apoia os municípios na elaboração dos planos de reconstrução, o que é feito em um segundo momento após o evento extremo. “Quando o desastre abala uma infraestrutura de maior porte, mais complexa e que demanda maiores recursos, o Governo Federal também pode apoiar o município a partir da aprovação dos planos de reconstrução. Isso inclui pontes, pavimentação, casas, entre outras infraestruturas destruídas pelas chuvas”, explica o secretário
Como utilizar o sistema
Para acessar o S2iD pela primeira vez, é necessário realizar um cadastro, clicando na opção "Não possuo cadastro" e anexando um ofício de solicitação devidamente preenchido e assinado. Após a aprovação, a confirmação será enviada por e-mail. O sistema também conta com funcionalidades para recuperação de senha e atualização de cadastro, garantindo que os usuários mantenham seus dados sempre atualizados.
Além de ser um instrumento indispensável na gestão de desastres, o S2iD oferece informações abertas ao público, como o Atlas Brasileiro de Desastres e relatórios de reconhecimento federal. No entanto, para realizar solicitações de reconhecimento de emergência ou estado de calamidade, é necessário ser um gestor municipal ou estadual cadastrado. O processo exige o preenchimento completo da documentação obrigatória, incluindo o Formulário de Informações do Desastre (FIDE), relatórios fotográficos e outros anexos. Apenas após a conclusão dessas etapas, o pedido pode ser enviado para análise federal.
Assistência humanitária
O sistema também permite que estados e municípios solicitem recursos para ações de resposta e recuperação. No caso das ações emergenciais, como assistência humanitária e apoio ao socorro imediato, o pedido pode ser feito diretamente no S2iD, sendo necessário preencher o formulário específico. Já para ações de recuperação, voltadas à reconstrução da infraestrutura pública e habitação, é preciso elaborar um Plano de Trabalho detalhado. Todo o processo pode ser acompanhado pelo próprio sistema, que informa o status de cada solicitação e envia atualizações por e-mail.
Com uma plataforma intuitiva e fundamental para a gestão eficiente de desastres, o S2iD reforça o compromisso do Governo Federal em fortalecer a atuação da Defesa Civil em todo o país. O acesso ao sistema e o uso correto de suas funcionalidades garantem que estados e municípios estejam preparados para enfrentar crises, minimizar impactos e proteger vidas.
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