Notícias
Simuladores contribuíram para a conscientização da importância da Lei Seca
Mais de mais de 700 mil pessoas visitaram a edição 2016 do 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que encerrou suas atividades neste domingo (20).
Durante 11 dias o evento reuniu autoridades, convidados, jornalistas e representantes da indústria automotiva que puderam conferir os lançamentos de novos modelos com muita tecnologia embarcada.
Além dos avanços da indústria automotiva, quem foi ao pavilhão da São Paulo Expo teve acesso, no espaço do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), do Ministério das Cidades, a mensagens educativas para um público conectado à realidade do trânsito brasileiro.
O espaço foi dividido em dois setores: um destinado a dar orientações aos cidadãos sobre o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), como baixar o aplicativo e como se cadastrar e outro que disponibilizou dois simuladores de direção veicular. O equipamento para veículos de passeio é obrigatório desde janeiro deste ano na programação de aulas dos Centros de Formação de Condutores.
O simulador de automóveis e o simulador de ônibus e caminhões possibilitaram demonstrar aos visitantes habilitados os resultados de se conduzir sob o efeito do álcool.
“O objetivo de conscientizar as pessoas sobre os resultados de seus atos foi plenamente alcançado. Era muito comum ouvir das pessoas o espanto ao perceberem que muitos dos seus reflexos estavam comprometidos e os comandos não eram prontamente respondidos”, ressalta o coordenador-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito, Francisco Garonce.
Ambos foram utilizados por 2.274 pessoas. Para cada um que fazia o treinamento, pelo menos umas 10 outras observavam ao redor. Os equipamentos foram a grande atração do espaço Denatran. Especialmente o simulador de ônibus e caminhões, que dispõe de uma tecnologia mais moderna, com movimentos na sua base, simulando aceleração, frenagem, curvas e derrapagens, trazendo ao motorista a percepção até mesmo das irregularidades da pista.
Garonce explica que os equipamentos foram utilizados para demonstrar os efeitos do álcool sobre a percepção e resposta do motorista aos fatos inusitados: como uma criança que atravesse a pista, um animal passando ou mesmo outro veículo na direção contrária.
E resume: “através dos simuladores foi possível conscientizar os condutores sobre a importância da Lei Seca.”
No estande também foram prestadas informações sobre o SNE, lançado em 1º de novembro pelo Denatran, a mais de 10.000 visitantes e distribuídos 100.000 folders educativos sobre o trânsito. Vinte e seis representantes de Centros de Formação de Condutores e de órgãos do Sistema Nacional de Trânsito foram recebidos para obter informações sobre o órgão.
Salão do Automóvel – Lançado em 1960, o evento é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado bianualmente, com o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).
A exposição acumula uma trajetória de 56 anos, sendo hoje um dos mais importantes eventos para a economia brasileira. Movimenta mais de R$ 280 milhões na cidade de São Paulo, gerando cerca de 30.000 empregos.
Neste ano, o Salão do Automóvel recebeu mais de 540 veículos de 32 marcas, cerca de 150 lançamentos de expositores, e ofereceu ao público mais de 1200 horas de entretenimento.