Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Segundo dia de BRICS tem alinhamento de ações conjuntas para enfrentar desastres climáticos
Segundo dia de reunião do BRICS debateu ações conjuntas para enfrentar desastres climáticos (Foto: Divulgação/MIDR)
Brasília (DF) - Com foco no enfrentamento dos desafios provocados pelas mudanças climáticas, o Grupo de Trabalho em Redução de Riscos do BRICS voltou a se reunir nesta quinta-feira (8), como parte da terceira reunião presencial do Grupo de Trabalho de Gestão de Desastres. O objetivo foi avançar na definição de estratégias conjuntas entre os países membros.
O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, participa das reuniões e avaliou positivamente os debates, que vêm sendo marcados por trocas ricas de experiências entre os representantes dos países. “Conseguimos aprovar não apenas o plano de trabalho, mas também a declaração ministerial que será apresentada amanhã (9) no Itamaraty, mesmo após discussões calorosas. Isso mostra o comprometimento dos países envolvidos”, afirmou o secretário.
Os encontros realizados na quarta-feira (7) e nesta quinta-feira (8) resultaram na aprovação do Plano de Trabalho para o período de 2025 a 2028. As delegações também compartilharam experiências nacionais relacionadas à gestão de riscos e aos impactos dos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes e intensos. Segundo Wolnei Wolff, os relatos reforçam a similaridade dos desafios enfrentados. “Nos reconhecemos nos relatos dos outros. Percebemos que os problemas enfrentados por eles são semelhantes aos nossos”, destacou o representante brasileiro.
A expectativa é que a cooperação entre os países fortaleça as políticas de proteção civil em todo o bloco. “Aprender com quem já tem soluções eficazes nos permite avançar mais rápido e de forma mais segura”, afirmou Wolff.
O BRICS é composto por países de economias emergentes — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Emirados Árabes Unidos — e busca fortalecer a cooperação e a articulação política entre seus membros, ampliando sua influência no cenário internacional. O encontro foi promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com apoio institucional do Ministério das Cidades (MCid).
Reunião ministerial no Itamaraty
Na sexta-feira (9), o ministro Waldez Góes e o ministro das Cidades, Jader Filho, irão presidir a Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho sobre Gerenciamento de Desastres do BRICS, no Palácio Itamaraty. A reunião tem início às 9h40 e inclui a apresentação do Plano de Trabalho e manifestações dos estados-membros. No evento, haverá uma discussão e o processo de aprovação da declaração ministerial conjunta, que será apresentada ao fim da reunião.
Outras Notícias: BRICS avança em cooperação estratégica para gestão de desastres e resiliência climática Nova rodada do Indicador de Capacidade Municipal ajuda cidades a prevenir desastres Mitigar ou adaptar: o que protege o Brasil das mudanças climáticas?