Notícias
SEGURANÇA HÍDRICA
Projeto Irriga DF aproxima governo de pequenos produtores e acelera acesso a serviços
Evento marca avanço da política pública de irrigação no Distrito Federal (Foto: Divulgação/MIDR)
Para Larissa Rêgo, diretora do departamento de Irrigação do MIDR, a proximidade com os pequenos produtores rurais é o caminho para o Governo Federal atender demandas específicas. “Em 2024, criamos o Polo de Agricultura Irrigada do DF no intuito de formularmos essa política pública de forma aprimorada. Ouvindo as principais demandas, a gente sabe que hoje uma necessidade macro são as questões de água e energia”, afirmou.
Segundo a diretora, além da disponibilidade hídrica, há esforços interministeriais para fortalecer os pequenos agricultores da região com infraestrutura e assistência técnica. Além disso, o MIDR busca incentivar o acesso ao crédito rural.
Durante o evento, Larissa também celebrou o Dia Nacional da Agricultura Irrigada (15 de junho). “Temos o que comemorar no próximo domingo: os 18 polos de irrigação reconhecidos pelo Governo Federal chegam a 1,7 milhões de hectares irrigados e têm potencial de alcançar 10 milhões de hectares”, disse.
O coordenador do Polo de Irrigantes do DF, Cristiano Varela assegurou que o polo de agricultura irrigada já mostra os primeiros resultados. “A gente era muito carente de políticas públicas. Quando veio a ideia do polo, foi a primeira vez que a gente conseguiu reunir praticamente 100% das lideranças da área rural para falar sobre o crescimento da nossa produção. E neste ano vamos colher morango, goiaba e maracujá em quantidades superiores às do ano passado” comemorou.
A programação do Irriga DF ofereceu atendimento técnico e institucional aos produtores; orientações sobre acesso a programas de crédito, documentação e políticas públicas; palestras sobre irrigação e uso eficiente da água; demonstrações de tecnologias de irrigação; e atividades educativas com foco em sustentabilidade e agricultura.
Outras Notícias:
Dia da Agricultura Irrigada: Integração entre água e energia é chave para o avanço da irrigação
Adutora do Seridó vai levar água do Velho Chico para o sertão potiguar
Governo avança em programa para reduzir desigualdades e diversificar economia regional
