Notícias
No Condel da Sudam, Helder Barbalho defende união para promover desenvolvimento amazônico
Próxima reunião do Conselho, que passa a ser itinerante, será no Acre em outubro. Criação de ouvidoria reforça integração
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, participou nesta sexta-feira (23) da 16ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em Belém (PA). Destacaram-se entre os temas a discussão de uma proposta de alteração da legislação do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA); a criação da Ouvidoria do Fundo Constitucional do Norte (FNO); além da possibilidade de financiamento do setor energético pelos fundos constitucionais. A reunião contou com a presença do secretário executivo do Condel, o superintendente da Sudam Paulo Roberto Correia, doiss governadores e cinco vice-governadores.
"A nossa região tem oportunidades extraordinárias, porém é necessário investimentos em políticas públicas que facilitem esse desenvolvimento. E para tal, é fundamental a união de todos os representantes dos setores envolvidos, sejam deputados, senadores, governadores, iniciativa privada. Todos precisam estar envolvidos para fortalecer e fazer ecoar a voz amazônida, para que o Brasil e o mundo nos ouçam e possam facilitar e contribuir para que a nossa região gere ainda mais oportunidades, emprego e renda", destacou Helder Barbalho.
O Conselho é um Órgão colegiado que acompanha e avalia a execução dos planos dos programas da Amazônia, determinando as medidas de ajustes necessárias ao cumprimento dos objetivos, diretrizes e metas para promover o desenvolvimento regional. Ao final da reunião ficou definido que as próximas reuniões do Condel serão itinerantes. Através de sorteio, o Estado do Acre sediará o encontro, no mês de outubro deste ano.
Comenda - O reconhecimento do mérito por serviços prestados à Amazônia foi traduzida na condecoração de 16 homenageados que receberam a Comenda do Mérito Amazônico, instituída pela Sudam com a finalidade de agraciar pessoas e instituições com notáveis serviços prestados ao desenvolvimento da Amazônia Legal. A condecoração aconteceu durante a 16ª Reunião do Condel da Sudam, na sede da autarquia. Além do ministro Helder Barbalho, foram condecorados os senadores Gladson Cameli e Davi Alcolumbre, o deputado federal Édio Lopes, Parque dos Lençois Maranhenses, Walfredo Antunes e Fernando Teixeira, Armando Mendes (in memoriam), Clara Pandolfo (in memoriam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Ação Pró-Amazônia, Instituto Evandro Chagas, Círio de Nazaré, Embrapa Oriental, Suframa.
Santarém - Na última quinta-feira (22), em Santarém, o ministro participou de comemorações do aniversário de 356 anos da cidade, celebrou a liberação de R$ 71 milhões para obras na Orla do município e acompanhou a inauguração do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros da cidade.
As obras de recuperação da Orla de Santarém terão apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI) para prevenir inundações, enxurradas e erosões na região. O Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros irá ampliar o tráfego de produtos e pessoas. ¿A obra será fundamental para o desenvolvimento regional de Santarém. Agora as pessoas poderão partir e chegar com segurança em Santarém. De forma organizada as embarcações poderão atracar aqui no Porto, trazendo produtos para abastecer toda a região, ou daqui partir escoando a produção local¿, destacou Helder Barbalho.
A expectativa é de que o Terminal aumente o fluxo turístico e incremente o comércio local; gere empregos nas áreas de construção, operação e manutenção; possibilite a ampliação no fornecimento de alimentos, bens e serviços em geral; proporcione acesso à política agrícola, de saúde, segurança, educação e cultura; e amplie o interesse de empreendedores investirem na região, já que haverá uma redução nos custos logísticos de transporte fluvial, tanto para as empresas de navegação quanto para os usuários ribeirinhos. A obra foi executada pela Prefeitura, com recursos da União na ordem de R$ 6,2 bilhões, repassados pelo Ministério do Transporte/Dnit.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sudam