Notícias
Ministério das Cidades se veste de amarelo para fazer alerta sobre segurança no trânsito
Com a ideia de unir força em torno de um objetivo comum, o Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), promoveu o Dia do Amarelo. A ação, realizada no dia 2 de maio, contou com o apoio de servidores e colaboradores da pasta que usaram roupa ou acessório na cor amarela em alusão ao movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes no trânsito, o Maio Amarelo – Atenção pela vida. A cor amarela é usada em alusão à sinalização de advertência, utilizada nas placas de trânsito que simboliza atenção. O objetivo da mobilização é chamar a atenção da sociedade para importância da questão da segurança no trânsito.
Para o coordenador de Educação no Trânsito do Denatran, Francisco Garonce, o sucesso da ação depende da postura adotada por cada indivíduo. “Podemos fazer quantas campanhas educativas quisermos, aumentar a fiscalização, iluminar todo o país de amarelo, mas, se as pessoas não acreditarem que o seu comportamento individual é que fará a diferença, nada vai acontecer”, afirmou.
Garonce lembrou que o foco da campanha não são as multas e sim a postura adotada em relação ao trânsito que pode ajudar a salvar vidas. “Vamos destacar atitudes em relação ao trânsito, mas a atenção não será para multas e sim para o risco das vidas. É para isso que existe o Maio Amarelo", disse.
Vestindo a camisa - Este ano servidores e colaboradores foram incentivados a virem ao trabalho usando roupa ou acessório amarelo e tirarem uma foto utilizando a hastag Dia Do Amarelo para compartilhar nas redes sociais. O intuito é envolver os funcionários na disseminação de um compromisso que é simples de ser exercido, mas que tem um impacto muito importante: mudança de hábito no trânsito.
A participação do Ministério, por meio do Denatran, reforça a importância que o órgão vê no Movimento, não só com a ação do Dia do Amarelo como em todas as ações de educação no trânsito.
O coordenador de Educação no Trânsito garantiu que o Denatran está empenhado no sentido de agregar um número grande de organizações e empresas ao movimento Maio Amarelo, conforme definido pela resolução nº 654 de 10 de janeiro de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Pela norma, as campanhas e ações educativas de trânsito devem ser elaboradas em conjunto com a sociedade seguindo o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.
Maio Amarelo - Durante todo o mês de maio, monumentos e prédios simbólicos do país receberão iluminação amarela. Igualmente, servidores e colaboradores do Ministério das Cidades poderão usar a cor que simboliza a ação para fortalecer a iniciativa. O Movimento também é reconhecido pelo fitilho amarelo, ícone internacional na luta pela redução de acidentes no trânsito.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades