Notícias
COP 30
MIDR leva a Belém agenda focada em gestão de desastres, segurança hídrica e financiamento climático
Água e resiliência guiam participação do MIDR na COP30 (Foto: Agência Brasil)
Brasília (DF) - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participará da COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, com uma agenda de eventos focados em adaptação climática, gestão hídrica e redução de riscos de desastres. O encontro global começa no dia 10 de novembro de 2025, em Belém (PA), e reunirá líderes mundiais, representantes de governos, ciência e sociedade civil para debater soluções climáticas. É a primeira vez que a conferência será realizada na Amazônia. A participação do ministério se dará por meio de eventos de alto nível a fim de discutir soluções práticas para os impactos climáticos já sentidos no país e no mundo.
Como reflexo direto das recentes tragédias climáticas, o MIDR lançará oficialmente o "Plano de Aceleração para a Recuperação Resiliente Pós-Desastre (2025–2028)" no dia 11 de novembro, na Zona Azul, espaço oficial e restrito do evento onde ocorrem as negociações diplomáticas, plenárias e encontros paralelos de delegações. O evento contará com a presença do ministro Waldez Góes e do ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques Carvalho. O tema também será discutido em outros debates realizados na conferência, como o "Adaptação em foco: Preparação, resposta e recuperação resiliente" e a mesa redonda "Sistemas de alertas precoces e ação local: Prevenção e Adaptação frente aos Desastres", ambos realizados também no dia 11.
Eventos organizados pelo MIDR
Entre os eventos organizados pelo MIDR está o "Águas da Mudança - Moldando Caminhos Resilientes e Sustentáveis", em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e entidades internacionais, agendado para o dia 11, com a presença do ministro Waldez Góes, do secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, e outras autoridades.
O ministro também participará do painel de alto nível "Resiliência hídrica: de ações locais ao impacto global", co-organizado pela Rede Internacional de Organizações de Bacia Hidrográficas (INBO), para apresentar o plano do MIDR de soluções em Gestão Hídrica e Governança Participativa, no dia 11.
Ainda na temática da água, estão previstos um painel sobre os "Desafios da Escassez Hídrica", no dia 10 de novembro, e o debate "Segurança Hídrica e Cooperação para a resiliência climática na Amazônia", que ocorrerá no Museu Emílio Goeldi, no dia 10 de dezembro.
O MIDR ainda organizará um painel crucial sobre "Fundos de Desenvolvimento: uma alternativa para o financiamento climático", no dia 17 de novembro, com o objetivo de posicionar os fundos regionais, como o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), como ferramentas para atrair capital verde.
No âmbito da justiça climática e da questão de gênero, o MIDR organizou uma mesa redonda sobre o "Papel central das mulheres na gestão da água", marcada para o dia 10 de novembro, na Zona Verde da conferência, espaço aberto ao público e destinado à sociedade civil, instituições públicas e privadas, além de líderes globais, em debates sobre o clima.
Outras Notícias:
MIDR libera nova parcela para obra de contenção de erosão fluvial em Parintins (AM)
100% das iniciativas do MIDR estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Ações preventivas vão focar regiões com maior risco de chuvas intensas