Notícias
Helder Barbalho detalha cronograma e evolução do Eixo Norte do Projeto São Francisco
Em audiência com senadora potiguar, ministro informou que obras deverão ser finalizadas no início de 2018. Trecho levará água para 7,1 milhões de pessoas
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, recebeu nesta quarta-feira (21) a senadora e presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CRD) do Senado Federal, Fátima Bezerra, para tratar sobre andamento das obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco - o reinício das atividades foi autorizado ontem (20) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A expectativa é de que o eixo completo seja finalizado até o início de 2018.
Durante a reunião, o ministro Helder Barbalho informou que, com sua conclusão, o Eixo Norte irá beneficiar mais de 7,1 milhões de pessoas em 223 cidades nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ele explicou ainda que o Governo Federal assinou a primeira Ordem de Serviço para a retomada das obras do trecho 1N do Eixo Norte. Leia mais. "Já retomamos nesse eixo o nível de celeridade que eu tenho buscado imprimir desde a experiência do Eixo Leste. Estamos em processo de mobilização e a nossa expectativa é de que até segunda-feira (26), tenhamos um volume significativo nos canteiros", completou.
Os demais trechos (2N e 3N) estão em fase final de construção com mais de 98% da obra finalizados. Helder Barbalho ainda destacou que pretende inspecionar o ritmo dos serviços da meta 1N na próxima semana.
Convite - Na ocasião, a senadora Fátima Bezerra ainda fez um balanço positivo da visita técnica realizada em todo o eixo pela "Caravana das Águas", nos últimos dois dias (19 e 20). "A caravana foi muito positiva, porque nós pretendíamos sensibilizar o poder judiciário e terminamos celebrando essa importante vitória que foi a derrubada da liminar, garantindo a retomada da obra. Viemos convidar o ministro para voltar à Comissão para que a gente possa dar prosseguimento ao debate do São Francisco", esclareceu a parlamentar.
O convite ficou pré-agendado para o mês de agosto deste ano. O objetivo do encontro será para detalhar o cronograma das obras da primeira etapa do Eixo Norte. Além disso, a senadora entregou uma carta assinada pelos participantes da "Caravana das Águas", que solicita alguns pleitos para o Governo Federal, como: construção do Ramal Apodi; a conclusão da barragem Oiticica, já em execução pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS); entre outros.
Apodi -
A obra é a segunda entrada de água do Projeto São Francisco no estado do Rio Grande do Norte. A senadora informou que Comissão e a bancada do Rio Grande do Norte vão propor emendas para o Orçamento da União de 2018 para custear esse empreendimento. O Ramal Apodi, obra associada ao Projeto São Francisco, vai ampliar o benefício do rio no estado potiguar.
Independentemente desse ramal, a população do Rio Grande do Norte será beneficiada pela conclusão do Eixo Norte já que, após ser conduzido por 260 quilômetros de extensão do eixo, o 'Velho Chico' vai seguir no leito do Rio Piranhas-Açu até o maior reservatório do Estado - Armando Ribeiro Gonçalves.