Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Defesa Civil Nacional garante apoio às famílias atingidas por vendaval em Palmas (TO)
Comitiva da Defesa Civil atua em Palmas para apoiar famílias afetadas por vendaval (Foto: Júnior Suzuki e Lia Mara/Secom Palmas)
Brasília (DF) - O atendimento às famílias do setor Jardim Taquari, em Palmas (TO), ganhou reforço com a presença de técnicos da Defesa Civil Nacional. O bairro foi atingido por um vendaval em 8 de janeiro, que impactou mais de 2.300 moradores e deixou casas destelhadas, móveis perdidos e famílias em situação de vulnerabilidade.
Uma comitiva técnica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), está na capital do estado em missão de apoio técnico e articulação de recursos federais para ações de assistência humanitária, restabelecimento e reconstrução de moradias. A equipe, designada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e coordenada pelo coordenador-geral de Restabelecimento, Thiago Mônico, atua de forma integrada com a Prefeitura de Palmas.O ministro Waldez Góes garantiu apoio total ao município. “A equipe está autorizada a solicitar tudo o que for necessário da parte do Governo Federal para empregar na operação, seja força humanitária, equipamentos ou apoio logístico. O governo do presidente Lula trabalha de forma integrada, mobilizando todos os ministérios”, afirmou Waldez.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, destacou a importância da presença da comitiva técnica, que vai orientar a elaboração do relatório final para a captação de recursos junto ao MIDR. "Esse apoio técnico é muito importante para Palmas e representa responsabilidade social nas respostas diante do evento climático que atingiu mais de 570 famílias", afirma Eduardo Siqueira Campos.
Apoio federal para quem mais precisa
Ao todo, 445 casas foram atingidas por destelhamento, impactando diretamente centenas de famílias. Além disso, 12 residências tiveram danos severos e devem ser incluídas nos pedidos de reconstrução com recursos federais. A missão da Defesa Civil Nacional tem como foco compreender a dinâmica do desastre, avaliar as ações já executadas pelo município e identificar o que ainda precisa ser feito para que o Governo Federal possa apoiar de forma célere e efetiva.
Entre as medidas em encaminhamento está o envio de itens de assistência humanitária, como cestas de alimentos, kits de limpeza de residência e higiene pessoal, garantindo apoio às pessoas atingidas.
Trabalho integrado e presença em campo
A comitiva do MIDR chegou ao município no início da semana e realizou reuniões técnicas com o prefeito e as equipes locais. Os trabalhos incluem visitas em campo às áreas afetadas, permitindo uma avaliação direta da situação das famílias e dos danos causados pelo evento climático além da realização de uma palestra técnica para os profissionais da Defesa Civil municipal, com orientações para a elaboração dos planos de trabalho necessários à solicitação de recursos federais.
“A presença da equipe do MIDR em campo é fundamental para compreender a realidade das famílias atingidas e dar segurança técnica ao processo. Esse trabalho conjunto com a prefeitura permite que os pedidos de recursos sejam instruídos de forma correta e com mais rapidez”, destacou o coordenador-geral de Restabelecimento da Defesa Civil Nacional, Thiago Mônico.
A atuação da Defesa Civil Nacional em Palmas reforça o compromisso do Governo Federal em colocar as pessoas no centro da resposta a desastres, garantindo que o apoio chegue de forma rápida, coordenada e sensível às necessidades de cada família.
Outras Notícias:
MIDR autoriza repasse de R$ 1,7 milhão para dois municípios afetados por desastres
Bate-Papo com a Defesa Civil: informações climáticas antecipam riscos e protegem vidas
MIDR reconhece a situação de emergência em 11 cidades afetadas por desastres
