Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Defesa Civil Alerta é acionado em Guarujá por risco de deslizamentos após fortes chuvas
Defesa Civil Alerta é acionado diante de risco de deslizamentos no Guarujá (SP) (Foto: Pref. Guarujá)
Brasília (DF) – Em operação em todas as regiões do país, o Defesa Civil Alerta foi acionado na última quinta-feira (5) no município de Guarujá (SP) para informar a população sobre o alto risco de deslizamentos em razão do elevado volume de chuvas registradas no dia. A ferramenta foi utilizada para orientar moradores de áreas vulneráveis a deixarem suas casas e buscarem locais seguros.
O município registrou 124 milímetros de chuva ao longo do dia, conforme dados da estação Vila Baiana, gerida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Diante do cenário, foi emitido alerta severo para todo o Guarujá e dois alertas extremos para as regiões da Vila Baiana e da Barreira do João Guarda, consideradas áreas de alto risco para deslizamentos. Conforme os prognósticos meteorológicos, ainda há previsão de mais precipitações nos próximos dias, pelo menos até o domingo.
As mensagens enviadas aos celulares da população alertaram sobre o perigo iminente e orientaram a saída imediata das áreas de risco, com indicação de abrigos municipais preparados pela prefeitura. O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, avalia o bom desempenho do sistema de alerta. “Desde o lançamento do DCA, foram enviadas 716 mensagens de alerta (extremo e severo) para a região sudeste. Somente no estado de SP, desde o lançamento - o sistema foi utilizado 390 vezes. O município de Guarujá já recebeu 11 alertas desde o lançamento da ferramenta", destaca.
Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros a celulares localizados em áreas de risco. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e, no caso de alertas extremos, podem soar mesmo quando o celular está em modo silencioso. Não é necessário cadastro prévio e o serviço é gratuito, com alcance de celulares compatíveis com tecnologia 4G ou 5G.
Criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), o sistema é operacionalizado por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), plataforma do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que permite o envio estruturado de mensagens de risco à população. O objetivo é ampliar a segurança da população, sendo complementar a outros mecanismos de alerta de emergência, como SMS, TV por assinatura, aplicativos de mensagens e plataformas digitais.
Outras Notícias:
Sudeste tem reforço no monitoramento diante da previsão de chuvas intensas
Entenda o que são as ações de resposta a desastres
MIDR autoriza repasse de R$ 19,7 milhões para 4 municípios afetados por desastres