Notícias
VIAGEM AO JAPÃO
Brasil e Japão assinam cooperação para reduzir riscos de desastres hídricos
Brasil e Japão firmam parceria para reduzir riscos de desastres hídricos (Foto: Bia Reis/MIDR)
Tóquio (Japão) – No segundo dia da missão oficial ao Japão, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assinou um novo Memorando de Entendimento com o governo japonês, desta vez voltado para a redução de riscos de desastres relacionados à água. O compromisso, firmado com o Ministério da Terra, Infraestrutura e Turismo do Japão e o Gabinete do Governo Japonês, busca desenvolver soluções para mitigar os impactos tanto do excesso de água – como as enchentes no Rio Grande do Sul – quanto da escassez hídrica, que tem agravado secas históricas na Amazônia e no Pantanal.
“Não há como impedir que os desastres aconteçam, especialmente diante das mudanças climáticas, mas podemos reduzir drasticamente o impacto deles sobre as pessoas. Esse acordo é mais um passo para fortalecer políticas públicas que coloquem as pessoas no centro das ações de prevenção e mitigação”, afirmou Waldez Góes.
Plano de Ação Conjunta Brasil-Japão
O memorando assinado com as autoridades japonesas insere a redução de riscos hídricos como um dos temas estratégicos do Plano de Ação Conjunta Brasil-Japão. A parceria prevê a troca de conhecimentos técnicos, o desenvolvimento de políticas preventivas e a implementação de infraestruturas resilientes, com foco no controle de enchentes e na adaptação às secas extremas. O documento foi assinado pelo ministro Waldez Góes, pelo ministro Sakai Manabu, do Gabinete do Governo Japonês, e pelo ministro Nakano Hiromasa, do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão.Além da assinatura do memorando, a agenda do ministro Waldez Góes contou com compromissos oficiais com o presidente Lula, incluindo uma reunião com sindicalistas brasileiros e japoneses e o Fórum Empresarial Brasil-Japão. Durante o evento, ele participou tanto da reunião privada do presidente com empresários quanto do encerramento do Fórum.
Projeto SABO
No período da tarde, o ministro e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff tiveram encontros bilaterais com autoridades do Gabinete do Governo Japonês e do Ministério da Terra, Infraestrutura e Turismo, onde foram debatidas as avaliações das parcerias já existentes entre os dois países. Um dos temas centrais foi o avanço do Projeto SABO, que está em andamento até 2026 e permitirá a construção das primeiras barreiras de contenção contra deslizamentos de terra. “Quando essas barreiras forem inauguradas em Teresópolis e Nova Friburgo, elas serão as primeiras do tipo na América Latina. A partir de agora, novos projetos de barreiras SABO, para retenção de fluxo de detritos, serão realizados em outras regiões do Brasil”, destacou Wolnei Wolff.
Com os acordos firmados e novas perspectivas de cooperação em andamento, a visita do ministro ao Japão reforça o compromisso do Brasil com a resiliência climática e a proteção das comunidades mais vulneráveis aos impactos das mudanças do clima. O intercâmbio de conhecimento e tecnologia entre os dois países deve contribuir para a implementação de soluções inovadoras e sustentáveis na gestão de desastres.
Outras Notícias:
MIDR reconhece a situação de emergência em 31 cidades afetadas por desastres
Defesa Civil Nacional inicia capacitação no Nordeste para expandir alerta emergencial
Waldez Góes assina memorando de cooperação com o Japão para fortalecer a prevenção de desastres
