Notícias
NOTA OFICIAL
Atuação do Governo Federal no evento climático do RJ
Brasília (DF) - A Defesa Civil Nacional informa que atua de forma coordenada com a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro desde o início da previsão de chuvas intensas que atingem o estado.
Já na segunda-feira (1º), os órgãos de meteorologia alertaram para o risco de chuvas extremas. O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), elevou o nível de atenção e realizou, na quarta-feira (03), uma reunião de preparação com mais de 250 representantes de órgãos municipais, estaduais e federais. A ação teve como objetivo antecipar o planejamento da resposta ao evento climático que se aproximava.
Desde o início das ocorrências no município de Angra dos Reis, o Cenad passou a acompanhar em tempo real a situação local, oferecendo todo o suporte técnico e operacional necessário à Defesa Civil do município. No domingo (06), o Governo Federal reconheceu em caráter sumário a Situação de Emergência decretada na véspera, medida que permite acelerar o repasse de recursos para ações de socorro e assistência humanitária.
A ferramenta Defesa Civil Alerta, desenvolvida e implantada pelo Governo Federal em 2023, também foi fundamental para salvar vidas. O sistema enviou alertas antecipados a cidades como Angra dos Reis e Petrópolis, ajudando a população a se preparar e a se proteger.
É importante destacar que, apesar dos desafios herdados — como o orçamento de apenas R$ 25 mil deixados pela gestão anterior para ações de Defesa Civil em 2023 —, o Governo Federal, por meio da recomposição orçamentária garantida pela PEC da Transição, assegurou os recursos necessários para atender prontamente a população afetada.
Além disso, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) destinou aproximadamente R$ 14,6 milhões em transferências de recursos para ações de socorro e assistência, entre 2023 e 2024, atendendo 12 municípios fluminenses. Os valores foram utilizados para custear alimentação, abrigamento, aluguel de veículos, kits de limpeza e de higiene pessoal, além de água mineral para as vítimas dos desastres.
Portanto, não procede a alegação de ausência de apoio federal. O Governo Federal segue mobilizado para proteger a população fluminense, atuando de forma integrada com estados e municípios para garantir resposta rápida, eficaz e solidária diante das emergências.
Outras Notícias:
Sistema de alertas em Angra salva vidas durante chuvas intensas
Estados nordestinos finalizam treinamento para implementar sistema de alertas emergenciais
Defesa Civil Nacional articula preparação com estados do Sudeste diante de previsão de chuvas intensas