Notícias
Apoio emergencial do Ministério da Integração no Rio Grande do Sul abrange mais 14 cidades
Reconhecimento federal ocorre em função das recentes chuvas e enxurradas que atingiram o estado
O Ministério da Integração Nacional mantém apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul e reconhece mais 14 cidades em situação de emergência. A medida vai permitir que as prefeituras solicitem suporte do Governo Federal para ações de restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação de danos causados pelo desastre natural.
Entre as cidades contempladas pela medida estão: Água Santa, Cacique Doble, Campinas do Sul, Iraí, Itati, Maximiliano de Almeida, Minas do Leão, Nonoai, Rio dos índios, Sananduva, Santa Tereza, São José do Ouro, Três Arroios e Trindade do Sul. Os reconhecimentos são decorrentes das chuvas intensas e enxurradas e têm vigência de 180 dias.
Com a portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (20), o número de municípios com reconhecimento federal no estado chega a 80 cidades.
Apoio federal
O Ministério da Integração Nacional tem atuado em diversas frentes para apoiar as famílias afetadas pelas fortes chuvas no sul do país. Por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), desde o início das ocorrências, cerca de 50 militares do Exército Brasileiro, caminhões e barco foram mobilizados para atuar nas ações de remoção das famílias desabrigadas das áreas de risco no Rio Grande do Sul. A operação tem atendido as regiões de Quaraí e Uruguaiana, duas das áreas mais afetadas pelas chuvas recentes.
Além disso, a Pasta segue com o monitoramento constante das áreas afetadas e mantém técnicos da Defesa Civil no estado para ajudar os municípios na elaboração do Plano de Trabalho para solicitação de apoio federal e implementação das ações de assistência à população.
Acesse a portaria