Notícias
PARCERIA COM PNUD
12 anos de fortalecimento da gestão de riscos de desastres no Brasil
Defesa Civil Nacional promoveu workshop e tratou dos 12 anos de fortalecimento da gestão de riscos de desastres
Brasília (DF) - Com foco no fortalecimento da cultura de gestão de riscos de desastres no Brasil, a Defesa Civil Nacional promoveu, nessa quarta-feira (11), um workshop de encerramento do Projeto BRA 12/017, em Brasília (DF). O projeto é uma parceria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que se encerra em 31 de dezembro.
Com a presença do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, foram apresentados o Projeto Casa Provisória Pós Desastres, Projeto Elos: Diagnóstico Municipal e Projeto Modelo lógico do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC). A expectativa da sociedade e dos especialistas sobre o PNPDC também foi debatido no workshop.
No evento, o coordenador-geral de articulação da Defesa Civil Nacional, Reinaldo Soares Estelles, falou sobre a parceria com o PNUD. “Esse foi um grande projeto, que teve 12 anos de duração e muitos resultados positivos. No workshop, pudemos apresentar alguns projetos e dar um panorama dessa longa parceria. É o encerramento de um ciclo muito importante para a Defesa Civil Nacional. Estamos prontos para fechar novos acordos”, afirmou Reinaldo.
Da mesma forma, a gerente sênior de projetos do PNUD, Lilian Nogueira, comemorou a parceria. “Esse é um momento de celebração e de muito orgulho pelo trabalho realizado. Houve um esforço conjunto para melhorar o ambiente da gestão de risco de desastres no Brasil. Apresentamos muitos produtos importantes, especialmente o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, que é um marco”, acrescentou.
A gestão de riscos de desastres está alinhada com a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), e com o Marco de Sendai, documento que apresenta as atuais orientações da ONU para a redução do risco de desastres.
Clique AQUI e confira tudo sobre o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Outras Notícias:
Atualização a cada três anos para intensificar redução de riscos de desastres nas cidades
MIDR implementou 1.068 sistemas de dessalinização em 298 municípios do semiárido brasileiro em 2024
Sudene projeta aumento de 18,6% nos recursos do FNE para 2025