Plano de Negócio Territorial
Criação do Plano Estratégico e de Ação territorial
Essa etapa consiste na construção participativa do plano estratégico territorial para a bioeconomia. Essa fase tem início com a
oficina de planejamento com atores-chave locais, promovendo o diálogo entre diferentes setores e o alinhamento de visões, prioridades e oportunidades. Com base nos insumos gerados nesse processo colaborativo, o plano estratégico é aprofundado, resultando em um instrumento estratégico alinhado às vocações, capacidades e aspirações regionais, capaz de orientar ações coordenadas para o fortalecimento da bioeconomia no território.
Esta etapa compreende as seguintes ações:
- Construção do Plano de Negócio do Território da Bioeconomia
- Identificação das potencialidades, vocações e necessidade de condições habilitadoras (capacitação e assistência técnica, P&D, infraestrutura local: energia, conectividade, logística, água e saneamento – Eco Circular)
- Seleção de associação ou cooperativa local para programa de aceleração de negócio voltado para atividades de processamento e comercialização Seleção de empresas âncora para agregação de valor, logística e distribuição Plano de Marketing e Comunicação do Território Estabelecimento da gestão e governança territorial dos Territórios da Bioeconomia.
A última etapa da Estratégia BioRegio é voltada à consolidação e viabilização de ações estratégicas, com foco nos arranjos produtivos locais e cadeias de valor priorizadas. Nessa fase, os planos construídos anteriormente são revisados e aprofundados com foco nas especificidades de cada APL e cadeia, permitindo maior precisão na definição de estratégias e intervenções. Em paralelo, realiza-se uma avaliação de investimentos com participação ativa dos atores locais, em articulação com o MIDR e demais parceiros estratégicos, para identificar ações estruturantes e oportunidades de alavancagem. A etapa se encerra com a elaboração de planos de negócios e investimentos que detalham as iniciativas prioritárias, fontes de financiamento e parcerias necessárias para sua implementação.
Levantamento dos possíveis mecanismos de financiamento (doações e créditos)Acordos de Investimento: parcerias público-privadas, atração de investimento internacional (Ex. Alemanha: carbono zero e segurança alimentar)
Exemplos de ações de estruturação territorial a Bioeconomia:
- Capacitação de técnicos e produtores
- Formação empreendedora para jovens e mulheres (Projeto MEC-GIZ: Educação profissional para Desenvolvimento Verde e Emprego)
- Aquisição de insumos e equipamentos para produção e beneficiamento
- Melhoria da infraestrutura (enabling conditions) – política pública (orçamentos públicos, emendas parlamentares, empréstimos, PPPs)
- Estruturação de laboratórios locais (identificação de princípios ativos, certificação)
- Incentivo a startups locais – capital semente, mentoria, aceleração
- Providências de registros, patentes e licenciamentos, Lei da Biodiversidade: acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado (CTA-SISGEN)