Salto/SP
APRESENTAÇÃO
Um dos objetivos do PMSS é a assistência técnica aos prestadores de serviços de saneamento na realização de estudos que promovam a sua modernização e contribuam para a universalização dos serviços de água e esgotos, bem como para a melhoria da qualidade na prestação desses serviços. Busca, portanto, o Programa, promover ações eficazes quanto à exploração dos serviços de saneamento, capazes não apenas de ampliar a cobertura do abastecimento de água e do esgotamento sanitário às populações ainda não atendidas, como também de recuperar os padrões desses serviços para os habitantes que já são usuários dos sistemas, cuja operação, em alguns casos e em determinadas áreas geográficas, apresenta acentuado nível de degradação.
Nesse sentido foi celebrado, em 11/04/2005, um “Acordo de Cooperação Técnica” – ACT nº 005/2005 entre o Ministério das Cidades – MCIDADES e a Prefeitura Municipal de Salto/SP. Este ACT previu apoio técnico do MCIDADES, por intermédio do Programa de Modernização do Setor Saneamento - PMSS ao município. O apoio visou a organização, estruturação, planejamento e modernização dos serviços de saneamento no Município.
O objetivo da assistência técnica do PMSS ao município foi o de contribuir para a melhoria nos aspectos econômico/financeiro e técnico/operacional do sistema local, tornando-o auto-sustentável, o que lhe permitirá melhores condições para solicitar recursos financeiros junto a órgãos de financiamento, visando a expansão e modernização dos serviços prestados.
Como resultado desse apoio, o município passou a dispor de instrumentos norteadores do planejamento do abastecimento de água a ser desenvolvido nas próximas duas décadas, além de uma otimização e racionalização do sistema existente de forma a se obter o maior benefício ao menor custo.
O trabalho está inserido em programa macro que visa o planejamento adequado da Prestação de Serviços sob responsabilidade do município. A etapa desenvolvida na assistência técnica do PMSS contemplou o “Planejamento Técnico-Operacional dos Serviços de Abastecimento de Água do Município de Salto/SP, envolvendo: (i) diagnósticos técnico- operacional do sistema e institucional do serviço; (ii) elaboração de nova concepção para o sistema de abastecimento de água; (iii) diretrizes para a prestação dos serviços em regime de eficiência”
A seguir pode ser visto um breve histórico e descritivo do sistema de Salto/SP.
O município de Salto tem atualmente cerca de 105mil habitantes atendidos com sistema de abastecimento de água. Situa-se na região sorocabana do interior paulista, a 115km de São Paulo e próxima a Itu, com quem é quase conurbada. Localizando-se às margens do rio Tietê, num local onde este rio forma um belíssimo salto, a cidade, hoje com 307 anos, foi historicamente um dos pontos de partida para as excursões dos bandeirantes.
O município de Salto tem atualmente cerca de 105 mil habitantes atendidos com sistema de abastecimento de água. Situa-se na região sorocabana do interior paulista, a 115 km de São Paulo e próxima a Itu, com quem é quase conurbada. Localizando-se às margens do rio Tietê, num local onde este rio forma um belíssimo salto, a cidade, hoje com 307 anos, foi historicamente um dos pontos de partida para as excursões dos bandeirantes.
O serviço de abastecimento de água local é prestado pelo município, por meio do SAE – Serviço de Água e Esgotos, autarquia municipal criada durante o desenvolvimento da assistência técnica do PMSS. Atende em torno de 31.000 ligações, com elevado índice de hidrometração e possui cerca de 240 km de rede de distribuição instalada de água.
O sistema de água conta com 2 (duas) captações distintas, com adução por recalque, e 3 (três) unidades de tratamento: a ETA Boa Vista, com vazão de 300l/s, a ETA Buru, com 120l/s, e uma ETA compacta de 20l/s. Não existe macromedição nos tratamentos, sendo portanto as vazões estimadas, as duas maiores por meio de calhas Parshall na ETA, e a última trata-se da vazão nominal da unidade.
O sistema conta com 8 reservatórios, tendo a rede pontos de alta pressão e pontos de pressão insuficiente. Os reservatórios não têm controle automático nem macromedição.
O sistema de esgotamento sanitário compreende apenas a rede coletora, com lançamento direto e “in natura” nos talvegues e rios que cortam a cidade. O município, já em gestão anterior, realizou um “BOT” apenas da interceptação e tratamento dos esgotos, cuja concessionária é a SANESALTO.
Ressalta-se por último que o município participa no Consórcio da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, sendo que a sub-bacia nas quais estão inseridas as captações locais já vem sofrendo problemas de restrição de oferta de água diante da demanda regional.
O conjunto de documentos abaixo listados apresenta a caracterização detalhada do município, do sistema e dos sérvios de abastecimento de água.
SITUAÇÃO
1. Estudo contratado pelo PMSS junto à empresa de consultoria à empresa ENOPS ENGENHARIA LTDA; finalizado em maio de 2007. Desenvolvido com o acompanhamento da equipe do PMSS, da prefeitura e da autarquia responsável pelos serviços no município. Os resultados foram oficialmente apresentados ao Governo Municipal e aos dirigentes da autarquia, incluindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores. O encaminhamento das soluções recomendadas ficou a cargo do município.
DOCUMENTOS PRODUZIDOS
- Relatório de Coleta de Dados – Volume I – Tomo 1
- Relatório de Caracterização da Área de Trabalho – Volume II – Tomo 1
- Relatório de Diagnóstico da Situação Atual – Volume III – Tomo 1
- Relatório de Estudos Especializados – Volume III – Tomo 2
- Relatório de Entrega de Equipamentos e Materiais a Serem Fornecidos – Volume III – Tomo 3
- Relatório do Cadastro Comercial – Volume III – Tomo 4
- Relatório de Avaliação da Sub-medição de Hidrômetros– Volume III – Tomo 5
- Relatório de Serviços de Campo – Volume III – Tomo 6
- Relatório de Formulação de Cenários e Alternativas – Volume IV – Tomo 1
- Relatório de Cenários e Padrões Desejáveis para a Operação Eficiente do Sistema de Abastecimento de Água - Padrões de Eficiência Técnica e Econômica – Volume V – Tomo 1
- Relatório de Cenários e Padrões Desejáveis para a Operação Eficiente do Sistema de Abastecimento de Água - Comparação e Seleção de Alternativas – Volume V – Tomo 2
- Síntese do Conteúdo de cada Relatório – Volume V – Tomo 1
TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS
Dentre os documentos acima listados, são disponibilizados para transferência de arquivos aqueles do quadro a seguir. Interessados em consultar os demais produtos poderão manter contato com o PMSS.
| Arquivo | Descrição |
| Termo de Referência | |
| Relatório de Formulação de Cenários e Alternativas – Volume IV – Tomo 1 | |
| Relatório de Cenários e Padrões Desejáveis para a Operação Eficiente do Sistema de Abastecimento de Água - Padrões de Eficiência Técnica e Econômica – Volume V – Tomo 1 |
|
| Relatório de Cenários e Padrões Desejáveis para a Operação Eficiente do Sistema de Abastecimento de Água - Comparação e Seleção de Alternativas – Volume V – Tomo 2 |
