Comitê técnico de auditoria promove troca de experiências entre autarquias do MIDR
Encontro fortalece integração, aprimora governança e amplia a confiança nas instituições públicas
Brasília (DF) – Para fortalecer a governança e ampliar a confiança pública, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realiza, até esta sexta-feira (14), a reunião do Comitê Técnico de Auditoria. O encontro promove a troca de experiências entre auditores do ministério, de suas autarquias e de instituições convidadas que se destacam por boas práticas na área.O encontro integra a estratégia de articulação e aperfeiçoamento das atividades de auditoria no âmbito do MIDR, reunindo representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco); Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs); e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
No primeiro dia de evento, a diretora de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), Simone Gama Andrade, ministrou a palestra “Auditoria Interna e Integridade: Tendências, desafios e oportunidades para a atuação conjunta”, destacando a integridade como pilar essencial da boa governança e elemento-chave para o cumprimento da missão institucional. A apresentação abordou o contexto de atuação do MIDR e de suas entidades, incluindo os autodiagnósticos realizados com base no Modelo de Maturidade em Integridade Pública. “Eventos como esse são fundamentais para fortalecer a integração entre auditoria interna e integridade, sempre com foco no interesse público e na entrega de valor. A auditoria interna tem papel essencial nesse processo, ao avaliar as atividades e promover uma cultura de integridade dentro do MIDR”, destacou a diretora do CGU.
Também foram discutidos desafios e oportunidades para uma atuação cada vez mais integrada entre auditoria interna e gestão de integridade, com a diretora apresentando exemplos práticos de como as auditorias internas podem apoiar processos e estruturas de integridade. A exposição reforçou ainda a importância do mapeamento de riscos, da avaliação da maturidade em integridade e da elaboração de planos alinhados às atividades de auditoria. O ciclo completo envolve capacitação de equipes, acompanhamento sistemático por indicadores e auditorias, promovendo o aprimoramento contínuo dos processos institucionais.
Realizado ao longo de dois dias, o encontro contou ainda com a participação de representantes da Secretaria de Integridade Privada, da Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) e de outras instituições, além das equipes das auditorias internas das autarquias vinculadas ao MIDR. A programação contemplará ainda temas como gestão de riscos, governança e o uso de inteligência artificial no apoio às práticas de controle.
Para a chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MIDR, Flávia Sousa, eventos como esse são muito importantes. “Hoje teremos a apresentação do modelo de maturidade das auditorias, com boas práticas para seu fortalecimento e o uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio. Fóruns como esse fortalecem tanto a integridade quanto as auditorias internas, fundamentais no âmbito da supervisão ministerial”, ressaltou Flávia.
A iniciativa reforça o compromisso do MIDR e da CGU com a atuação integrada entre instituições públicas, contribuindo para o fortalecimento da governança e para o aumento da confiança da sociedade nas ações do Estado.




