COMO FOI EM 2024?
Em 2024, houve a autorização de nomeação dos candidatos aprovados no concurso promovido pelo INPI, por meio da Portaria MGI nº 4.860, de 8 de julho de 2024, o que motivou a realização da edição de 2024 do PROAMB:
COMO SERÁ O PROAMB 2025?
Após a cerimônia de posse e a Semana de Ambientação, o PROAMB inicia a Fase 2 - Formação Técnico-Especializada, que consiste na formação substantiva dos novos servidores do INPI, por cargo e área de atuação. Foram, então, reunidas a seguir as principais orientações a serem observadas pelos novos servidores durante esse período:
-
Acesso ao Prédio e Andares
O acesso ao prédio em que está situada a sede do INPI se dá pela Rua Mayrink Veiga, 9, Centro, Rio de Janeiro. Aqueles que ainda não tiverem cadastro digital do aplicativo PodeSubir devem informar à portaria social do edifício seu nome completo e realizar o procedimento de escaneamento biométrico facial. Para acesso aos andares, também será necessário o reconhecimento facial, que será realizado por técnico para cadastramento dos novos servidores.
-
Uso de Crachás
Recomenda-se a utilização dos crachás entregues durante a Semana de Ambientação para facilitar a identificação e integração dos novos servidores junto ao corpo funcional do INPI. Eventual perda, furto, roubo, assalto, esquecimento ou extravio do crachá de identificação deve ser prontamente comunicado aos coordenadores do PROAMB, para que, em caráter excepcional, providenciem um novo documento.
-
Computadores Institucionais
Já foram distribuídos aos novos servidores os notebooks que servirão de computadores institucionais para o cumprimento de suas atividades de treinamento e laborais. Caso tenha dúvidas quanto à distribuição e utilização dos notebooks, acesse a página de perguntas frequentes abaixo:
-
Logins de Rede
Para acessar tanto os computadores instalados nas salas de treinamento do INPI quanto os notebooks institucionais distribuídos, é necessário utilizar o login e senha de rede, criada para cada novo servidor, de uso pessoal, sigiloso e intransferível. Essa informação, portanto, será prestada com toda cautela e prudência, sendo oportunamente disponibilizada aos novos integrantes do corpo funcional do Instituto.
-
Programação Semanal
A programação dos treinamentos será comunicada semanalmente, de acordo com o cargo do servidor, podendo ser localizada a partir do link abaixo:
-
Registro da Frequência
A frequência dos novos servidores será registrada por meio de listas de presença nos turnos da manhã e da tarde. Posteriormente, o registro será realizado pela Plataforma SouGov.Br, com serviços de gestão de pessoas exclusivos para servidores públicos federais.
-
Mobilidade e Alimentação
O INPI dispõe de bicicletário e de vestuários que facilitam a rotina ou as atividades daqueles que optam por meios de locomoção mais limpos, saudáveis e sustentáveis, ou que realizam exercícios físicos em horários alternativos aos do trabalho. A estrutura do bicicletário do Instituto é modesta, mas há outras disponíveis, como a do Museu de Arte do Rio, a 400 metros da sede do INPI. Lembre de trazer e manter sua garrafa térmica e caneca própria na estação de trabalho, para aderir às boas práticas de sustentabilidade adotadas pelo Instituto e reduzir o consumo de materiais descartáveis. Além disso, no 13º andar está localizado o refeitório, para quem prefere trazer a própria alimentação ao trabalho.
-
Desenvolvimento Inicial
O Programa de Desenvolvimento Inicial (PDI) marca o início do novo modelo de estágio probatório federal instituído em 2025. Destinado a servidoras e servidores recém-nomeados, o programa oferece uma trilha formativa voltada aos princípios do serviço público, ao fortalecimento de competências essenciais e à consolidação do ethos público baseado em valores éticos, democráticos e orientados ao resultado. Disponível na Escola Virtual de Governo, o PDI deve ser concluído ao longo dos dois primeiros ciclos avaliativos do estágio probatório — avaliados aos 12, 24 e 32 meses — sendo sua finalização condição indispensável para aprovação na carreira.
-
Cursos Complementares
O campo técnico-especializado abrange a formação específica de cada cargo, sob a orientação, avaliação e gestão pedagógicas do Centro de Educação Corporativa do INPI. Desse modo, uma das estratégias de ensino-aprendizagem que visa favorecer a troca de experiências e a assimilação do trabalho a ser desempenhado de maneira prática trata-se dos cursos a distância, sendo sugeridas as trilhas formativas acessíveis pelo link abaixo:
-
Academia Virtual
Para garantir que as práticas de ambientação e de ensino-aprendizagem do PROAMB sejam acessadas a qualquer tempo, é possível acessar a gravação de cada ação e dos materiais apresentados pela Academia Virtual do INPI mediante o preenchimento da respectiva chave de inscrição. Os materiais disponibilizados foram elaborados exclusivamente para fins de treinamento interno. Os demais servidores do INPI que se interessarem em acessar as apresentações poderão manter contato o Centro de Educação Corporativa do INPI pelo e-mail educacaocorporativa@inpi.gov.br.

