Topografias de Circuitos Integrados

Por meio desta pagina, o INPI disponibiliza respostas para as perguntas mais frequentes, no âmbito dos serviços de topografia de circuito integrados.

 

O que é registro de topografia de circuito integrado?

Segundo a Lei 11.484/07, em seu art. 26, topografia de circuito integrado é uma série de imagens relacionadas que representa a configuração tridimensional das camadas que compõem um circuito integrado e na qual cada imagem represente, no todo ou em parte, a disposição geométrica ou arranjos da superfície do circuito integrado em qualquer estágio de sua concepção ou manufatura.

O registro confere ao seu titular o direito exclusivo de explorar a topografia, sendo vedado o uso de terceiros sem seu consentimento. A proteção vale por dez anos contados a partir da data do depósito do pedido ou da data da primeira exploração (o que tiver ocorrido primeiro). O pedido de registro deve ser feito para apenas uma topografia de circuito integrado.

 

Para fazer o pedido, é necessário:

  • Acessar o portal do INPI
  • Fazer um cadastro, onde serão criados login e senha
  • Utilizar o módulo GRU para emissão do boleto de pagamento
  • Baixar o documento DV e assiná-lo digitalmente
  • Pagar a GRU
  • Acessar o formulário eletrônico e-Chip no portal do INPI, preenchê-lo e anexar:
  1. - Declaração de Veracidade
  2. - Procuração, se for o caso, assinada digitalmente por quem de direito
  3. - Descrição da topografia e de sua correspondente função. Esse documento deverá ser anexado no formato PDF. As informações contidas neste documento são de responsabilidade do criador da topografia, e visam a constituir um documento adicional para informar as principais características, componentes, aplicações, dentre outras informações relevantes, da topografia
  4. - Os desenhos elaborados em programas típicos de CAD (Computer-Aided Design) de circuitos integrados, no formatos instituídos pela Instrução Normativa nº 109/2019, que são o GDS/GDS-II (extensão .gds) ou OASIS (extensão .oas)
  • Conferir as informações declaradas
  • Enviar o formulário eletrônico e-Chip, quando então será gerado o número de pedido