Saeb

Sistema de avaliação externa em larga escala, composto por um conjunto de instrumentos (testes cognitivos e questionários) aplicados a estudantes, professores, diretores escolares e gestores das redes de ensino. O Saeb é realizado a cada dois anos pelo Inep, desde 1990, em escolas públicas e particulares (amostra) de todo o Brasil. A avaliação produz indicadores educacionais para Brasil, regiões, unidades da Federação, municípios e escolas, avaliando a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no País em seus diversos níveis governamentais. Em sua configuração atual, o Saeb contempla a educação infantil, o 2º, o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e o 3º e o 4º ano do ensino médio (tradicional e integrado). São avaliadas as áreas de língua portuguesa, matemática, ciências humanas e ciências da natureza – a depender da etapa escolar –, junto à coleta de informações contextuais.
Estudantes, professores, diretores escolares e gestores das redes de ensino, familiares, pesquisadores e imprensa.
O Saeb é fundamental para a aferição da qualidade das etapas da educação básica brasileira. Em 2022, foram divulgados os resultados da edição aplicada em 2021.
A aplicação do Saeb 2021 contou com a participação de aproximadamente 72 mil escolas, mais de 246 mil turmas e cerca de 5,3 milhões de estudantes.
Os resultados preliminares das escolas públicas participantes das aplicações censitárias do Saeb 2021 foram divulgados em 17 de junho. Os representantes legais dessas instituições puderam interpor recursos aos resultados preliminares no período de 17 a 23 de junho. Foram recebidos 3.566 recursos e, após análise do corpo técnico do Inep, não houve deferimentos. Os resultados finais do Saeb 2021 foram apresentados ao público em 16 de setembro de 2022.
As informações disponibilizadas, por serem comparáveis com as edições anteriores, permitem verificar efeitos da pandemia de covid-19 no cenário educacional brasileiro.
- Análise dos dados coletados em 2021.
- Divulgação de resultados preliminares.
- Atendimento ao público externo (escolas, secretarias municipais, estaduais, MEC e outros organismos) sobre o Saeb e a divulgação de resultados.
- Interposição e análise de recursos.
- Divulgação dos resultados finais por meio dos produtos: Sistema Saeb (Boletim Escolar), Painel Educacional, Planilhas de Resultados, Coletiva de Imprensa, Press Kit.
- Implementação da avaliação da educação infantil, realizada por meio da aplicação de questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, bem como gestores das redes. Em 2019, havia sido conduzido estudo-piloto para essa avaliação.
- Estudos e pesquisas para implementação de matrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas edições futuras da avaliação.
- Monitoramento do cenário educacional pós-pandemia.
- Implementação das matrizes alinhadas à BNCC.
Diretoria de Avaliação da Educação Básica
- Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
- 39 servidores e colaboradores da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica
- Lei n.º 13.005, de 25 de julho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências.
- Portaria Inep n.º 250, de 5 de julho de 2021, que estabelece as diretrizes de realização do Saeb no ano de 2021.
- Portaria Inep n.º 399, de 2 setembro de 2022, que estabelece nova redação ao art. 19 da Portaria Inep n.º 250, de 5 de julho de 2021.