Notícias
REVALIDA
Edição 2025/1: Saiba quais os próximos passos do exame
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou, no último domingo, 23 de março, a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/1. Com isso, é importante estar atento aos próximos passos previstos no cronograma.
Os participantes terão um período específico para apresentar os documentos comprobatórios de conclusão do curso. O prazo para enviar o diploma, certificado ou a declaração começa nesta segunda-feira (24) e se encerra em 29 de março. A documentação comprobatória de conclusão de curso aprovada em edições anteriores à 1ª etapa vigente não precisará seguir as exigências do item 15.1 do respectivo edital. Nesse caso, a homologação será feita automaticamente, por meio do Sistema Revalida. Vale ressaltar que os participantes que não enviarem suas documentações comprobatórias não poderão usufruir de recurso dessa ação.
O Inep divulgará os resultados referentes à documentação no dia 23 de abril.
As versões preliminares do gabarito (prova objetiva) e do padrão de resposta (prova escrita) serão disponibilizadas na próxima quarta-feira (26). Já as versões definitivas serão divulgadas no dia 9 de maio. Na mesma data, o Instituto disponibilizará o resultado definitivo e provisório da parte objetiva e escrita, respectivamente.
Cronograma – Revalida 2025/1 (1ª etapa):
- Divulgação do gabarito e do padrão de resposta (versões preliminares): 26 de março
- Envio da documentação comprobatória de conclusão de curso: 24 a 29 de março
- Divulgação do gabarito e do padrão de resposta (versões definitivas): 9 de maio
- Resultado final da 1ª etapa: 3 de junho
Revalida — O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.
Acesse o edital da 1ª etapa do Revalida 2025/1
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida