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REVALIDA
Divulgada versão preliminar do PEP
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta quarta-feira, 23 de julho, a versão preliminar do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/1. O documento está disponível no Sistema Revalida.
O prazo para enviar recursos sobre a versão preliminar do PEP começa nesta quarta-feira, 23 de julho, e segue até as 23h59 (horário de Brasília) do próximo domingo, 27 de julho. As solicitações devem ser feitas também pelo sistema do exame, de acordo com as instruções nele apresentadas.
Já os resultados dos recursos serão disponibilizados em 19 de setembro, acompanhados das razões de deferimento ou indeferimento, em parecer único e não individualizado.
Habilidades clínicas – A prova foi estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizaram tarefas específicas das áreas determinadas, podendo incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros.
PEP – Para cada uma das dez estações de prova, é estruturado um Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), similar a um gabarito, que expressa o conjunto de ações a serem realizadas. A análise do desempenho dos participantes ocorre por meio da correção dos procedimentos para, então, calcular-se a pontuação individual obtida.
Revalida – O exame é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa depende da aprovação na primeira.
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Assessoria de Comunicação Social do Inep