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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep
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Cai demanda por cursos com baixo desempenho no Provão

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Publicado em 22/11/2010 12h25 Atualizado em 30/06/2025 12h39

Notícias do Provão

12 de dezembro de 2002

Cai demanda por cursos com baixo desempenho no Provão

Os vestibulandos brasileiros estão procurando cada vez menos os cursos com baixo desempenho no Exame Nacional de Cursos, o Provão. A análise do cruzamento dos dados obtidos pelo Censo da Educação Superior com a série histórica dos resultados da avaliação detectou redução de 49% nas inscrições para os vestibulares dos cursos com conceitos D ou E, os piores patamares do Exame.

O levantamento sobre a demanda nos processos seletivos abrange os cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Química, Medicina Veterinária e Odontologia e analisa o período de 1997 a 2001. Nos cursos que obtiveram conceitos A ou B, a procura nos seus vestibulares cresceu 6%.

Nos cursos com baixo desempenho no Provão, o números de inscritos no vestibular baixou de 35 mil para 18 mil. Naqueles situados nos mais elevados patamares, a procura passou de 145 mil para 154 mil inscrições.

De acordo com o relatório do Provão, esses dados mostram que o Sistema de Avaliação da Educação Superior cumpre um dos seus papéis, que é fornecer informações confiáveis e atualizadas sobre a realidade dos cursos de graduação do País. “Isso permite que a sociedade exerça maior controle sobre a qualidade e que opções mais conscientes sejam feitas pelos candidatos à uma vaga no ensino superior.”



Fonte: DAES/Inep/MEC – ENC/2002

Cursos novos obtêm melhores conceitos

Os resultados do Provão indicam que no setor privado os cursos novos das áreas de Direito e Administração que realizaram o Provão pela primeira vez em 2002, obtiveram melhores desempenhos que os demais cursos avaliados. Em Direito, por exemplo, os cursos novos tiveram 19% de conceitos A ou B e 29% de D ou E, enquanto os demais cursos obtiveram 16% de A ou B e 40% de conceitos D ou E. Na área de Administração os cursos que participaram da avaliação pela primeira vez neste ano tiveram um índice de 22% de conceitos A ou B e, para os demais cursos, esse percentual foi de 19%.

ENC 2002 – Desempenho de cursos novos e demais cursos*

Área

Grupos

A+B

D+E

Administração

cursos que realizaram o 1º Provão em 2002

21,9

35,1

Administração

demais cursos

18,9

35,2

Direito

cursos que realizaram o 1º Provão em 2002

19,0

28,6

Direito

demais cursos

16,1

39,7

Fonte: DAES/Inep/MEC
Obs.: * somente cursos privados

Por cinco anos seguidos, 86 cursos obtêm conceito máximo

Nas últimas edições do Provão, 86 cursos obtiveram cinco conceitos A (máximo) consecutivos (lista em anexo). Eles pertencem às 10 áreas avaliadas desde 1998. Do total de cursos no patamar mais elevado do Exame por cinco vezes seguidas, 46 são de instituições federais, 29 estaduais e 11 particulares.

Dos cursos cinco estrelas, 22 são da área de Matemática, 18 de Administração, 16 de Letras, 10 de Direito, sete de Engenharia Civil, seis de Engenharia Elétrica, três de Medicina Veterinária, dois de Engenharia Química, um de Odontologia e um de Jornalismo.

Entre as três carreiras que ingressaram no Provão em 1996, primeiro ano de realização do Exame, 25 cursos conseguiram conceitos A em todos os anos. Dos cursos sete estrelas, 13 são de Administração, 8 de Direito e 4 são de Engenharia Civil.

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição que tem mais cursos 5 estrelas: são 11 com os melhores conceitos, considerando o campus da capital e os do interior do estado. Na lista dos cursos 7 estrelas, a USP também possui o maior número: quatro no total.

Sete carreiras são destaques do Provão 2002

Dos cursos das áreas de Agronomia, Jornalismo, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia e Química, mais de 30% alcançaram os dois patamares mais elevados do Provão, os conceitos A ou B. Entre a totalidade dos cursos da 24 carreiras avaliadas neste ano, 27% atingiram os melhores conceitos. A maior parte obteve C, 42%, desempenho considerado mediano. 31% ficaram com D ou E.

Química teve o percentual mais elevado de conceitos A ou B, com 34,6%, seguida pela área de Odontologia, com 33,6%, e pelos cursos de Jornalismo, com 31,6% de conceitos nas faixas superiores. O maior número de conceitos A ficou com a área de Agronomia, na qual 20,5% dos cursos ficaram no patamar mais elevado.

Participaram da avaliação deste ano, 370 mil formandos de 5.031 cursos das áreas de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.

A maior concentração de cursos com D e E foi identificada na carreira de Engenharia Mecânica, com 39,8%. Na área de Química, 37,2% dos cursos foram classificados nesses patamares, mas esta também foi a área com o segundo maior índice de conceitos A: 20,4%.

Algumas áreas tiveram uma significativa concentração no conceito C. É o caso de Psicologia, onde 64,4% dos seus cursos alcançaram esse nível, e dos cursos de Enfermagem, em que 54,9% ficaram nesse patamar. Já o menor índice de conceitos C ficou com a área de Química, 28,3%. Os resultados estão disponíveis na Internet: www.inep.gov.br .

Conceitos – O critério de distribuição dos conceitos no Provão leva em conta a média geral de cada área. A partir dela e da dispersão das médias dos cursos é calculado o chamado desvio-padrão, que permite a construção de uma escala de valores para a distribuição dos desempenhos dos cursos. A média de cada curso estará, sempre, dentro de um intervalo desta escala e cada intervalo corresponde a uma nota (A, B, C, D ou E).

Ocorrem, eventualmente, casos de cursos com apenas um graduando presente ao Exame, cursos que inscreveram graduandos, mas nenhum compareceu, ou cursos a que, por algum problema operacional, não foi aplicado o Exame. A esses casos não é atribuído conceito, registrando-se apenas SC (sem conceito) na apresentação dos resultados. Este ano, foram atribuídos conceitos a 4.990 cursos. Quarenta e um cursos ficaram sem conceito (SC).

Número e percentuais dos conceitos por área e por faixa

Área

Número

Percentual

A

B

C

D

E

Total

A

B

C

D

E

Administração

82

72

258

122

79

613

13,4

11,7

42,1

19,9

12,9

Agronomia

15

7

30

9

12

73

20,5

9,6

41,1

12,3

16,4

Arquitetura e Urbanismo

17

11

41

18

9

96

17,7

11,5

42,7

18,8

9,4

Biologia

45

25

112

70

35

287

15,7

8,7

39,0

24,4

12,2

Ciências Contábeis

59

54

158

77

58

406

14,5

13,3

38,9

19,0

14,3

Direito

44

38

119

48

48

297

14,8

12,8

40,1

16,2

16,2

Economia

22

21

75

41

26

185

11,9

11,4

40,5

22,2

14,1

Enfermagem

12

30

79

11

12

144

8,3

20,8

54,9

7,6

8,3

Engenharia Civil

16

20

50

26

16

128

12,5

15,6

39,1

20,3

12,5

Engenharia Elétrica

18

10

31

22

14

95

18,9

10,5

32,6

23,2

14,7

Engenharia Mecânica

11

10

26

24

7

78

14,1

12,8

33,3

30,8

9,0

Engenharia Química

7

7

22

9

6

51

13,7

13,7

43,1

17,6

11,8

Farmácia

18

11

45

17

16

107

16,8

10,3

42,1

15,9

15,0

Física

10

14

33

14

10

81

12,3

17,3

40,7

17,3

12,3

História

50

28

123

45

35

281

17,8

10,0

43,8

16,0

12,5

Jornalismo

14

27

64

4

21

130

10,8

20,8

49,2

3,1

16,2

Letras

73

53

187

89

66

468

15,6

11,3

40,0

19,0

14,1

Matemática

49

23

163

83

30

348

14,1

6,6

46,8

23,9

8,6

Medicina

12

14

39

9

12

86

14,0

16,3

45,3

10,5

14,0

Medicina Veterinária

15

8

29

10

14

76

19,7

10,5

38,2

13,2

18,4

Odontologia

21

17

35

20

20

113

18,6

15,0

31,0

17,7

17,7

Pedagogia

73

107

260

90

68

598

12,2

17,9

43,5

15,1

11,4

Psicologia

13

19

87

7

9

135

9,6

14,1

64,4

5,2

6,7

Química

23

16

32

26

16

113

20,4

14,2

28,3

23,0

14,2

Fonte: DAES/Inep/MEC – ENC/2002

Universidades obtêm melhores resultados na avaliação

Os resultados do Provão mostram, em relação a distribuição de conceitos por organização acadêmica, que os cursos das universidades (3.234) e centros tecnológicos (16) apresentam melhor desempenho na avaliação. Mais de 30% deles obtiveram conceitos A ou B.

Por outro lado, as faculdades e institutos superiores apresentam uma maior concentração dos seus 1.332 cursos com conceitos D ou E, cerca de 40%. Menos de 20% atingiram os dois patamares mais elevados. Entre os 449 cursos dos centros universitários, 22% ficaram com A ou B. Outros 52% obtiveram conceito C e 26%, D ou E.

Federais – Dos cursos das instituições federais de ensino avaliados no Provão, 52% se localizam nos dois mais elevados patamares da avaliação, os conceitos A ou B. Outros 32% obtiveram conceito C e 16% ficaram com D ou E, os mais baixos do Exame, que avaliou 884 cursos das federais.

Quanto aos 878 cursos da redes estaduais avaliados, o desempenho é equilibrado: 33% obtiveram conceitos A ou B, 32% ficaram no patamar mediano, e 35%, com D ou E. Entre os 163 cursos dos estabelecimentos municipais, há uma baixa concentração de conceitos A ou B, que representam 13% do total, e um maior número nos demais patamares: 44% de C e 43% de D ou E.

Na rede privada, onde foram avaliados 3.106 cursos, 19% se posicionaram nos patamares mais elevados. Com o conceito C ficaram 48% dos cursos particulares participantes do Provão. Outros 33% obtiveram D ou E.


Fonte: DAES/Inep/MEC – ENC-2002

Primeiro lugar no Provão fez o ensino médio em escola pública

Guilherme Penello Temporão, estudante de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), obteve a maior nota no Provão de 2002. Aos 22 anos de idade, ele, que cursou o ensino médio no Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), foi o único, dos mais de 370 mil participantes, a tirar 100 na avaliação deste ano.

O primeiro lugar no Provão mora com os pais e três irmãos. Durante a sua graduação, Guilherme teve bolsa de estudos integral oferecida pela instituição de ensino, devido ao seu bom desempenho no vestibular, participou de dois projetos de iniciação científica e, por dois anos, fez monitoria remunerada. Ele, que também foi aprovado nos exames da Uerj e das três federais do Rio, decidiu pela PUC porque, além de ter recebido a bolsa, o curso da instituição tem ênfase em telecomunicações.

Segundo Guilherme, os equipamentos de laboratório da instituição onde estudou são atualizados e bem conservados, mas o acervo da biblioteca é razoável. Para ele, que estudava em casa de uma a duas horas por semana, o cursos deveria ter exigido um pouco mais. A Internet é o seu principal meio de informação.

Como Guilherme, outros 26 estudantes, que obtiveram a maior média em cada uma das áreas avaliadas, terão direito à bolsa para mestrado ou doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O objetivo do Ministério da Educação é reconhecer o esforço dos alunos e estimular a continuação dos estudos.

A quantidade de premiados é maior que a de áreas avaliadas pois houve empate de médias em Farmácia, Medicina e Medicina Veterinária. Dos que obtiveram a melhor nota em cada área, 12 cursaram a graduação em instituições federais, 11 em estaduais e quatro em particulares, sendo que 23 deles têm menos de 24 anos de idade. Dentre os cursos de origem desses estudantes, sete estão localizados no interior.

Relação dos alunos que autorizaram a divulgação:

Administração: Claudio Ruiz, Universidade de Brasília
Agronomia: Gustavo Caminoto Geiser, Universidade de São Paulo – Piracicaba
Arquitetura e Urbanismo: Henrique Fina, Universidade de São Paulo – São Paulo
Biologia: Daniel Toffoli Riveiro, Universidade Federal de Uberlândia (MG)
Ciências Contábeis: André Luiz Pereira Antunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Direito: José Luciano da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal
Economia: Rodrigo Alves de Melo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campo Grande
Enfermagem: Luciana Yoshie Tome, Universidade Estadual Paulista – Botucatu
Engenharia Civil: Fábio Grisolia de Ávila, Instituto Militar de Engenharia – Rio de Janeiro
Engenharia Elétrica: Guilherme Penello Temporão, PUC-RJ – Rio de Janeiro
Engenharia Mecânica: Universidade de São Paulo – São Paulo *
Engenharia Química: Rui Vogt Alves da Cruz, Universidade de São Paulo – São Paulo
Farmácia: Erick José Ramo da Silva, Universidade Federal de Pernambuco – Recife
Farmácia: Isabela da Costa César, Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte
Física: Evandro Freire da Silva, Universidade de São Paulo – São Paulo
Jornalismo: Aline Oliveira de Souza, Universidade do Vale do Paraíba – São José dos Campos (SP)
História: Nelio Galski, Centro Universitário Augusto Motta – Rio de Janeiro
Letras: Mônica Genelhu Fagundes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Matemática: Frederico Vale Girão, Universidade Federal do Ceará – Fortaleza
Medicina: Ordilei André Monticielo, Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Medicina: Rafael Ferreira Coelho, Universidade de São Paulo – São Paulo
Medicina Veterinária: Cláudia Yamada, Universidade de São Paulo – São Paulo
Medicina Veterinária: Felipe Perecin, Universidade Estadual Paulista – Jaboticabal
Odontologia: Kelly Fernanda Galvão Chiqueto, Universidade de São Paulo – Bauru
Pedagogia: Patrícia Hauschild Hackmann, PUC-RS – Porto Alegre
Psicologia: Maria Isabel Gonçalves Henriques, Universidade de Brasília
Química: Rodrigo Maghdissian Cordeiro, Universidade de São Paulo – São Paulo

(*) O estudante não foi localizado para conceder a autorização

Exame Nacional de Cursos - 2002
Relação das instituições que obtiveram
5 conceitos A consecutivos

Seq

Área

Nome da instituição

1

Administração

ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO-São Paulo(SP)-Privada

2

Administração

ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING-São Paulo(SP)-Privada

3

Administração

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO-São Paulo(SP)-Privada

4

Administração

FACULDADE DE ECONOMIA E FINANÇAS IBMEC-Rio de Janeiro(RJ)-Privada

5

Administração

FACULDADE RUY BARBOSA DE ADMINISTRAÇÃO-Salvador(BA)-Privada

6

Administração

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA-Florianópolis(SC)-Estadual

7

Administração

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO-São Paulo(SP)-Privada

8

Administração

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO-Rio de Janeiro(RJ)-Privada

9

Administração

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO-Recife(PE)-Estadual

10

Administração

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-Ribeirão Preto(SP)-Estadual

11

Administração

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-São Paulo(SP)-Estadual

12

Administração

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-Rio de Janeiro(RJ)-Estadual

13

Administração

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-Recife(PE)-Federal

14

Administração

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-Santa Maria(RS)-Federal

15

Administração

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA-Uberlândia(MG)-Federal

16

Administração

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-Curitiba(PR)-Federal

17

Administração

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-Rio de Janeiro(RJ)-Federal

18

Direito

FACULDADE ESTADUAL DE DIREITO DO NORTE PIONEIRO-Jacarezinho(PR)-Estadual

19

Direito

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-Brasília(DF)-Federal

20

Direito

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-São Paulo(SP)-Estadual

21

Direito

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-Rio de Janeiro(RJ)-Estadual

22

Direito

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA-Londrina(PR)-Estadual

23

Direito

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO-Franca(SP)-Estadual

24

Direito

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA-Juiz de Fora(MG)-Federal

25

Direito

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-Viçosa(MG)-Federal

26

Direito

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-Vitória(ES)-Federal

27

Direito

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-Curitiba(PR)-Federal

28

Direito

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL-Porto Alegre(RS)-Federal

29

Engenharia Civil

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA-Rio de Janeiro(RJ)-Federal

30

Engenharia Civil

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA-São José

dos Campos(SP)-Federal

31

Engenharia Civil

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-Brasília(DF)-Federal

32

Engenharia Civil

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-São Carlos(SP)-Estadual

33

Engenharia Civil

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-São Paulo(SP)-Estadual

34

Engenharia Civil

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS-Campinas(SP)-Estadual

35

Engenharia Civil

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL-Porto

Alegre(RS)-Federal

36

Engenharia Elétrica

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA-Rio de Janeiro(RJ)-Federal

37

Engenharia Elétrica

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA-São José

dos Campos(SP)-Federal

38

Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-São Paulo(SP)-Estadual

39

Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS-Campinas(SP)-Estadual

40

Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-Vitória(ES)-Federal

41

Engenharia Elétrica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL-Porto

Alegre(RS)-Federal

42

Engenharia Química

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA-Rio de Janeiro(RJ)-Federal

43

Engenharia Química

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-São Paulo(SP)-Estadual

44

Jornalismo

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-Santa Maria(RS)-Federal

45

Letras

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES-Lajeado(RS)-Privada

46

Letras

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO JOÃO DEL REI-São

João Del Rei(MG)-Federal

47

Letras

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO-Rio

de Janeiro(RJ)-Privada

48

Letras

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-Brasília(DF)-Federal

49

Letras

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-São Paulo(SP)-Estadual

50

Letras

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-Rio de

Janeiro(RJ)-Estadual

51

Letras

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS-São Leopoldo(RS)-Privada

52

Letras

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS-Campinas(SP)-Estadual

53

Letras

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA

FILHO-São José do Rio Preto(SP)-Estadual

54

Letras

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-Campina Grande(PB)-Federal

55

Letras

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA-Juiz de Fora(MG)-Federal

56

Letras

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-Santa Maria(RS)-Federal

57

Letras

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-Curitiba(PR)-Federal

58

Letras

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL-Porto Alegre(RS)-Federal

59

Letras

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-Niterói(RJ)-Federal

60

Letras

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU-São Paulo(SP)-Privada

61

Matemática

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA-Brasília(DF)-Federal

62

Matemática

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-São Carlos(SP)-Estadual

63

Matemática

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-São Paulo(SP)-Estadual

64

Matemática

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-Rio de Janeiro(RJ)-Estadual

65

Matemática

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-São Gonçalo(RJ)-Estadual

66

Matemática

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS-Campinas(SP)-Estadual

67

Matemática

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO-Rio Claro(SP)-Estadual

68

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-Maceió(AL)-Federal

69

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-Campina Grande(PB)-Federal

70

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA-Juiz de Fora(MG)-Federal

71

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-Recife(PE)-Federal

72

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-Florianópolis(SC)-Federal

73

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-Santa Maria(RS)-Federal

74

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA-Uberlândia(MG)-Federal

75

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-Viçosa(MG)-Federal

76

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-Fortaleza(CE)-Federal

77

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-Vitória(ES)-Federal

78

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-Curitiba(PR)-Federal

79

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ-Teresina(PI)-Federal

80

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-Rio de Janeiro(RJ)-Federal

81

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL-Porto Alegre(RS)-Federal

82

Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-Niterói(RJ)-Federal

83

Medicina Veterinária

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-São Paulo(SP)-Estadual

84

Medicina Veterinária

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA-Londrina(PR)-Estadual

85

Medicina Veterinária

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO-Botucatu(SP)-Estadual

86

Odontologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL-Campo Grande(MS)-Federal

Fonte: DAES/Inep/MEC - E NC/2002

Assessoria de Comunicação do Inep

Tags: Notícias
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