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Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Inep
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Alunos apontam melhorias na graduação

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Publicado em 22/11/2010 12h25 Atualizado em 30/06/2025 12h39

Notícias do Provão

Aumenta grau de formação dos professores e estudantes mostram que cursos possibilitam mais acesso a computadores, bibliotecas atualizadas e estágios

Levantamento realizado a partir das informações prestadas pelos alunos no questionário-pesquisa do Exame Nacional de Cursos, o Provão, constata  significativas melhorias nos processos pedagógicos, nas instalações físicas e no quadro de professores dos cursos avaliados. Veja os resultados do Provão por cursos e instituições  e também por Estados.

A comparação dos dados informados em 1997 e 1998 com os declarados em 2002 revela que em todas áreas do conhecimento avaliadas nesse período houve avanços, de acordo com a opinião dos participantes.

No questionário desse ano, 72% dos estudantes de Jornalismo afirmaram que todos ou a maior parte dos seus professores demonstram domínio atualizado das disciplinas. O mesmo foi respondido por 55% dos participantes do Provão de 1998. Em Medicina Veterinária, há cinco anos, 69% dos alunos tinham essa opinião sobre o corpo docente. Agora, o índice foi para 81%.

Em relação ao trabalho dos docentes, as respostas dos participantes do Provão mostram um aprimoramento na forma de lecionar. Em 1997, 28% dos formandos de Odontologia informaram que todos ou a maioria dos seus professores apresentaram plano de ensino ao iniciar o período letivo. Este ano, o mesmo foi declarado por 78% dos estudantes. Em Medicina Veterinária, o percentual de alunos que fizeram essa afirmação aumentou de 20% para 72%.

Os estudantes identificam também uma melhoria no acesso aos recursos de informática. O percentual de concluintes dos cursos de Direito que declararam que suas instituições disponibilizaram microcomputadores nas atividades pedagógicas passou de 11%, em 1997, para 34% este ano. Em Odontologia, saltou de 6,2% para 59% no mesmo período. 

Outro aspecto destacado pelos participantes é o acervo atualizado da biblioteca. Em 2002, 29,5% dos formandos de Engenharia Elétrica assinalaram que a sua instituição possui uma biblioteca atualizada contra 18% registrados em 1998. Em Administração, subiu de 24% para 32% o índice dos que classificaram o acerco como atualizado.

De acordo com as respostas dos universitários, identifica-se que há um aumento na carga horária do estágio curricular supervisionado. Na área de Administração, 65% dos concluintes de 2002 tiveram, no mínimo, 300 horas de estágio durante o curso, um percentual bem acima dos 39% informados em 1997. Em Direito, no mesmo período, o índice de alunos que informaram ter sido ofertado estágio acima de 300 horas passou de 19,5% para 48%.

 Domínio atualizado, pelos professores, das disciplinas ministradas
(resposta: todos ou a maior parte dos professores demonstram) 

Área

1998

2002

Administração

70,9

77,3

Direito

72,2

78,2

Engenharia Civil

76,4

83,8

Engenharia Química

69,1

75,2

Medicina Veterinária

69,5

81,0

Odontologia

85,4

91,8

Matemática

78,7

81,1

Jornalismo

55,1

72,2

Letras

77,3

82,4

Engenharia Elétrica

73,3

79,2

Fonte: DAES/InepP/MEC – ENC/2002

Acesso dos alunos aos microcomputadores, conforme as necessidades do curso
(resposta: sim, plenamente)

Área

1997

1998

2002

Administração

25,3

38,4

Direito

11,6

34,4

Engenharia Civil

31,4

41,1

Engenharia Química

30,2

42,7

Medicina Veterinária

1,6

45,6

Odontologia

6,2

49,9

Matemática

27,1

27,2

Jornalismo

29,6

42,7

Letras

15,0

25,0

Engenharia Elétrica

44,0

41,9

Fonte: DAES/Inep/MEC – ENC/2002

  Carga horária do estágio curricular supervisionado
do seu curso (resposta: acima de 300 horas)

Área

1997

1998

2002

Administração

39,4

64,8

Direito

19,5

47,8

Engenharia Civil

36,9

36,9

Engenharia Química

54,3

54,3

Medicina Veterinária

27,2

72,7

Odontologia

44,5

55,1

Matemática

13,9

56,0

Letras

17,2

57,4

Engenharia Elétrica

39,5

50,3

Fonte: DAES/Inep/MEC – ENC/2002

Aumenta grau de formação dos professores

Um dos principais impactos do Provão tem sido na melhoria da formação do corpo docente. Levantamento elaborado a partir de informações prestadas pelas coordenações dos cursos avaliados revela que em quase todas as áreas avaliadas pelo Exame há um expressivo crescimento do índice mestres e doutores em relação ao conjunto de professores.

A evolução anual dos índices de professores com pós-graduação nos cursos de Administração, por exemplo, indica o efeito do Provão sobre o ensino no País. Em 1996, quando essa área foi avaliada pela primeira vez, 33% dos docentes tinham o mestrado ou doutorado. No ano seguinte, o percentual subiu para 34% e 38% em 1998. Em 1999, chegou a 42%, saltou para 44% em 2000 e 47% em 2001. Este ano, a maioria (51%) já tem o título de mestre ou doutor.

O mesmo foi identificado nas outras duas áreas avaliadas no primeiro ano do Provão. Segundo os dados deste ano, 41% dos professores de Direito têm o título de mestre ou doutor contra índice de 24% registrado em 1996. Em Engenharia Civil, onde há seis anos a maioria (51%) dos docentes tinha concluído a pós-graduação, melhorou ainda mais a qualificação. Agora, eles representam 66% do total.

Das 24 áreas avaliadas no Provão, apenas em duas a participação dos professores com pós-graduação ainda não é majoritária. Além de Direito, no conjunto dos cursos de Ciência Contábeis, 35% são mestres ou doutores. Em 16 áreas, mais de 60% dos docentes têm mestrado ou doutorado, sendo que em Agronomia eles chegam a 81% do total.

A partir desses indicadores, segundo relatório do Provão de 2002, pode-se afirmar que “o sistema de avaliação cumpriu seu objetivo de gerar importante mobilização em busca da qualidade, contribuindo para desencadear significativas reformulações nos cursos de graduação, com vista a melhorar a formação que oferecem.” De acordo com o texto, “à medida que se alcança uma compreensão cada vez mais ampla do processo, com a clareza de todas as etapas que o envolvem e com a percepção da sua globalidade, o impacto da avaliação atinge maior extensão, contribuindo para produzir as transformações desejadas no ensino de graduação.”

Total de docentes e percentual daqueles com pós-graduação strito sensu
nos cursos que participaram do ENC de 1996 a 2002 

Área

1996

1997

1998

1999

2000

2001

2002

Nº

mest + dout

Nº

mest + dout

Nº

mest + dout

Nº

mest + dout

Nº

mest + dout

Nº

mest + dout

Nº

mest + dout

Administração

5.838

32,7

11.120

33,8

13.210

38,3

15.757

42,3

15.420

44,4

17.956

47,4

19.019

50,7

Direito

6.002

23,8

9.145

28,1

9.788

31,7

11.251

34,6

12.353

37,1

13.603

39,3

13.866

40,6

Engenharia Civil

2.796

51,1

5.366

54,5

5.608

58,8

5.821

60,3

5.065

63,3

5.602

63,7

5.232

65,8

Engenharia Química

-

-

2.180

70,0

2.151

74,3

2.260

77,3

1.913

79,8

2.231

77,6

2.133

77,1

Medicina Veterinária

-

-

2.328

75,1

2.493

78,0

2.492

80,3

2.811

83,8

2.902

83,7

2.870

79,4

Odontologia

-

-

6.563

47,7

6.545

52,9

6.972

56,7

7.413

60,5

7.844

62,6

7.413

63,0

Matemática

-

-

-

-

5.503

51,4

6.347

53,8

4.897

59,2

5.823

60,6

5.730

59,9

Jornalismo

-

-

-

-

2.289

50,4

2.654

52,3

2.791

55,9

2.841

59,6

2.750

61,0

Letras

-

-

-

-

7.330

50,7

7.947

53,8

8.799

54,5

8.586

58,3

8.529

59,7

Engenharia Elétrica

-

-

-

-

4.303

66,5

4.577

68,0

4.467

71,5

4.737

70,6

5.067

67,1

Engenharia Mecânica

-

-

-

-

-

-

3.746

68,0

5.880

66,1

3.740

70,5

3.502

67,9

Medicina 

-

-

-

-

-

-

14.865

53,6

14.815

57,3

12.843

57,4

11.873

56,3

Economia

-

-

-

-

-

-

5.265

53,1

5.044

55,5

4.740

59,9

3.871

62,3

Física

-

-

-

-

-

-

-

-

2.289

83,4

2.215

81,6

2.070

72,4

Química

-

-

-

-

-

-

-

-

3.454

80,4

3.412

78,3

3.518

73,0

Biologia

-

-

-

-

-

-

-

-

9.618

65,6

7.558

73,4

7.426

71,8

Agronomia

-

-

-

-

-

-

-

-

4.033

81,3

3.460

83,0

3.315

81,1

Psicologia

-

-

-

-

-

-

-

-

5850

66,8

4949

68,7

4854

70,6

Farmácia

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

4.329

72,5

4.698

70,5

Pedagogia

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

11401

56,3

11678

57,8

Arquiterura e Urbanismo

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

3.617

57,5

Ciências Contábeis

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

8.702

34,8

Enfermagem

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

5.998

61,3

História

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

3.851

61,0

Fonte: DAES/Inep/MEC – ENC/2002

Estudantes acessam mais a Internet e procuram cursos de idiomas

 Além de freqüentarem cursos com melhor qualidade, os estudantes também estão aprimorando os seus conhecimentos. As informações do questionário-pesquisa do Provão revelam que os alunos acessam cada vez mais Internet e procuram fazer cursos de idiomas.

A comparação dos dados, em diferentes períodos da avaliação, mostram uma acentuada elevação no índice de estudantes que declararam ter domínio da língua inglesa. Neste ano, 42% dos formandos dos cursos de Direito afirmaram que lêem e escrevem em inglês. Em 1998, essa mesma afirmação foi de 30% dos participantes. Em Jornalismo, o índice sobe de 44% para 58%.

Pelos números, constata-se um evidente aumento de acesso à Internet. Cinco anos atrás, 34% dos formandos de Administração assinalaram que nunca tiveram oportunidade de acessar a Internet. O índice caiu para 1% em 2002. Dos alunos de Engenharia Civil que participaram do Provão de 1998, 27% disseram que nunca haviam acessado à Internet. Agora, o mesmo foi dito por apenas 1%. 

Metade dos participantes conclui curso com até 24 anos 

Entre os graduandos que participaram do Provão, a faixa de até 24 anos é a que concentra maior percentual: 50% do total geral seguida pela faixa de 25 a 29 anos, com 21%. Na faixa dos 30 a 34 anos está o menor número de estudantes (11%). A faixa dos alunos que têm mais de 35 anos responde por 18% dos presentes ao Provão 2002, no entanto, esta faixa etária é a que apresentou o maior aumento no último ano.

Na faixa de até 24 anos, os maiores percentuais estão nas áreas de Odontologia (88,5%), Farmácia (81%) e Medicina Veterinária (78%). Os alunos com mais de 35 anos concentram-se em Pedagogia (39%), Letras (22%) e   Matemática (21%).

Em relação ao gênero, no Provão deste ano, as mulheres somam 66% do total de graduandos presentes. No ano passado esse índice era de 63%. Em algumas áreas a participação feminina é ainda maior, como Pedagogia (94,5%), Psicologia (89%) e Enfermagem (89%). Inversamente, estudantes do sexo masculino predominam nos cursos de Engenharia Mecânica (95,5%), Engenharia Elétrica (90%), Engenharia Civil (75%), Física (72,5%) e Agronomia (71%).

Respostas – Dos graduandos presentes ao Exame deste ano, 98,2% responderam às provas e apenas 1,8% as deixaram em branco. O índice é praticamente igual ao ano anterior, quando esse percentual foi de 1,6%. 

Em 11 das 24 áreas avaliadas a taxa de prova em branco é inferior a 1%. Os menores percentuais foram observados nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Odontologia (com 0,1% cada) e de Medicina Veterinária e Química (com 0,2% cada).

Os mais altos percentuais foram registrados em Jornalismo, Física e História, com 16,2%, 10,5% e 8,6%, respectivamente. No entanto, na área de Jornalismo em relação aos dados de 2001, quando o percentual de provas em branco foi de 22,7%, houve uma sensível queda no número de provas em branco.  

Pedagogia tem a maior participação de formandos

O Provão 2002 teve a participação de 5.031 cursos de 24 áreas, um aumento de 35,9 % em relação ao ano passado. A área com o maior número de cursos avaliados foi Administração, com 614 cursos, seguida por Pedagogia, com 606, e Letras, com 472. As áreas com menor número de cursos foram Engenharia Química e Agronomia, a primeira com 51 cursos e a segunda com 74.

Em relação ao número de graduandos, Pedagogia também possui o maior número, com 64. 229 participantes presentes ao Exame. Em seguida está o curso de Direito, com 59.823 estudantes. A área que teve o menor contingente de presentes foi Engenharia Química, com 1.416 e Física, com 1.730. 

Regiões – A maior concentração de cursos que participaram do Provão está na região Sudeste, com 2.342 cursos correspondentes a 46,6% do total nacional. A região Norte, com 271 cursos (5,4%) têm a menor participação. Ao considerar o número de participantes, a região Sudeste também lidera, com 195.283, o que significa 54% do total do País. A região Norte contou com o menor número de participantes, 14.221 (3,9%).

O maior contingente de cursos de 13 áreas avaliados no Provão é mantido por instituições privadas e as outras 11 áreas têm mais cursos na rede pública. Em relação à organização acadêmica, a maior concentração dos cursos que participaram do Provão 2002 é de universidades, 3.234 cursos, que correspondem a 64,3% do total. O menor contingente de cursos, 16, é oferecido por centros de educação tecnológica. Os centros universitários respondem por 449 cursos avaliados (8,9%).

Fonoaudiologia e Geografia integram avaliação de 2003

 A partir do próximo ano, o Provão também irá avaliar cerca  de 100 cursos de Fonoaudiologia e 440 de Geografia. Com a inclusão dessas duas carreiras, o Exame de 2003 deverá ter a participação de mais de 6,5 mil cursos, com 470 mil formandos.

No ano que vem, o Provão continuará avaliando os cursos das áreas de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química.

A inclusão dos cursos de Geografia no Exame amplia o processo de aferição da qualidade dos cursos ligados à formação de professores. No Provão deste ano foram avaliadas sete áreas responsáveis pela formação de grande parte dos docentes da Educação básica e o objetivo é abranger todas as licenciaturas.

Sobre a avaliação da área de Fonoaudiologia, faz parte da estratégia do Exame a inclusão, a cada ano, de cursos que colocam no mercado de trabalho os profissionais da área de saúde. Além disso, houve solicitações por parte das associações e conselhos de Fonoaudiologia para que os cursos fossem avaliados. 

Cronograma das avaliações:

Provão:
20 de dezembro: divulgação dos conteúdos e habilidades a serem avaliadas em 2003
10 de março: término das inscrições
8 de junho: aplicação da prova
 

Avaliação das Condições de Ensino/Avaliação Institucional
27 de janeiro: avaliação do trabalho realizado em 2002
24 de fevereiro: início do processo de capacitação dos avaliadores para 2003
3 de março: início da avaliação “in loco” 

Assessoria de Comunicação do Inep

Tags: Notícias
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