Notícias
INSTITUCIONAL
Inep participa de encontro internacional sobre ensino superior
Quais os principais desafios e oportunidades para o ensino superior na Ibero-América? A questão norteia as discussões do Seminário Internacional da Rede Ibero-americana para Garantia da Qualidade da Educação Superior (RIACES) 2025. Sob o tema: Transformação digital e novos caminhos para a acreditação de cursos, o encontro ocorre nesta terça e quarta-feira (3 e 4 de setembro), na Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
O evento conta com a participação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O diretor substituto da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), Rogério Dentello, representou o Inep na cerimônia de abertura. Em sua fala, enfatizou o trabalho extenso do Instituto na avaliação da educação superior no Brasil, considerando o tamanho do território brasileiro, além da quantidade de cursos, estudantes e instituições no país.
“A participação do Inep na RIACES é uma estratégia importante para garantir a qualidade da educação superior, que vai muito além da oferta. Hoje convivemos com novos instrumentos como a inteligência artificial e o desenvolvimento de tecnologias. Esses recursos precisam ser utilizados a favor da educação”, ressaltou Dentello. A Daes é responsável pelo levantamento e análise de evidências e informações para a avaliação da educação superior.
Na sequência, a presidente da RIACES, María Benevides, destacou que o evento é um espaço estratégico para debater o futuro da educação superior na Ibero-América. “Concebemos a qualidade da educação como motor de progresso e desenvolvimento para as nações, com a missão de construir sociedades mais justas, equitativas e sustentáveis.”, disse.
Benevides lembrou também que os integrantes da RIACES têm investido, por meio do intercâmbio de experiência, na construção de consensos e na harmonização de critérios. “Tomada de decisões que fortalecem o ensino superior e asseguram a qualidade da educação, facilitando também a mobilidade acadêmica e a internacionalidade das instituições para o enriquecimento acadêmico da educação superior”, pontuou.
Durante dois dias, especialistas e representantes de diversos organismos estarão reunidos para discutir a avaliação e acreditação da qualidade da educação especializada da Ibero-América. A programação do seminário aborda também a promoção da cooperação e do intercâmbio de experiências e boas práticas entre os países da rede.
Outro assunto que estará em debate diz respeito à certificação de entidades responsáveis pela garantia da qualidade no ensino superior. A agenda inclui, ainda, palestras sobre autoavaliação, transformação digital e inovação em garantia da qualidade.
Painéis – O Inep participa de uma série de painéis que vão se ater à formação e empregabilidade, às avaliações presenciais e trajetórias estudantis, bem como condições da oferta educacional. Os debates focam em liderança e gestão acadêmica em tempos de transformação digital, além de pesquisa da RIACES sobre inteligência artificial, microcredenciais e educação híbrida. Os debates levarão em conta a prática, que será apresentada a partir de experiências internacionais e projetos regionais.
RIACES – A Rede Ibero-Americana para Garantia da Qualidade da Educação Superior (RIACES) é uma associação sem fins lucrativos. Destina-se a promover, entre os países ibero-americanos, a cooperação e o intercâmbio, em matéria de avaliação e credenciamento da educação superior. A rede visa contribuir para a garantia da qualidade da educação superior nesses países.
Assessoria de Comunicação Social do Inep