Notícias
Combate ao contrabando e descaminho
Receita Federal apreende 176 canetas de Mounjaro avaliadas em R$ 600 mil
Na manhã desta segunda-feira (06), a Receita Federal realizou a apreensão de uma carga proveniente de Miami com destino a Fortaleza/CE. A mercadoria, dissimulada entre materiais de pesca, continha 176 canetas de Mounjaro, medicamento avaliado em R$ 600 mil.
A ação foi conduzida pela equipe da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal, utilizando técnicas de gestão de riscos para identificar encomendas com maior probabilidade de irregularidades. Após a abertura da carga, constatou-se que o conteúdo consistia no medicamento Mounjaro, conhecido por seu uso no emagrecimento.
Toda mercadoria foi retida no Terminal de Cargas Internacional do Aeroporto de Fortaleza pela Receita Federal que ficará responsável pelos procedimentos administrativos decorrentes da apreensão.
Sobre o medicamento
O Mounjaro é um medicamento à base de Tirzepatida, regulamentado pela ANVISA exclusivamente para importação por pessoas físicas, mediante apresentação de receita médica. A importação por pessoas jurídicas e a comercialização no mercado brasileiro são proibidas.
Combate à irregularidade
A Receita Federal reforça seu compromisso com o combate ao comércio ilegal de medicamentos e produtos que colocam em risco a saúde da população e destaca a importância da cooperação entre os órgãos públicos para garantir o cumprimento da legislação.