Notícias
SEGURANÇA HÍDRICA
Roadshow apresenta oportunidades na concessão do PISF à investidores
Apresentação itinerante esclarece detalhes da concessão do PISF (Foto: Divulgação/MIDR)
São Paulo (SP) - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizou, nesta quarta-feira (26), um roadshow (apresentação itinerante) para divulgar a modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). O evento faz parte do processo de estruturação do projeto, conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e teve como objetivo esclarecer detalhes técnicos e atrair potenciais interessados no processo de concessão.
A concessão administrativa do PISF prevê a realização de investimentos e a execução de serviços operacionais, manutenção e atividades de apoio nos trechos federais do projeto. Ao todo, serão mais de 600 quilômetros de canais nos Eixos Norte e Leste e nos Ramais do Apodi e do Piancó. O modelo adotado garante que a União realize o pagamento de contraprestação pecuniária mensal à concessionária, assegurando estabilidade contratual e financeira ao projeto.
O secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, destacou a relevância dessa PPP. “O objetivo da iniciativa é garantir uma prestação de serviço duradouro, mais eficiente e responsivo, frente ao grande desafio que é fazer a maior infraestrutura hídrica do país”, esclareceu o secretário.
O evento permitiu que investidores e representantes do setor pudessem compreender melhor as oportunidades envolvidas na concessão, além de esclarecer dúvidas sobre o processo. O MIDR, com o apoio do BNDES, também está promovendo reuniões individuais presenciais, em São Paulo, até esta quinta-feira (27), possibilitando um diálogo mais aprofundado com os interessados.
A realização do roadshow ocorre em um momento importante do processo de consulta pública do projeto, iniciado em 31 de janeiro e aberto para contribuições até 11 de março. Durante esse período, os documentos editalícios e técnicos, que embasam a modelagem da concessão, estão disponíveis no site do MIDR, permitindo a participação da sociedade civil e do setor privado no aprimoramento do modelo.
Audiência Pública
Como parte desse processo, o MIDR realizou, nesta terça-feira (25), uma audiência pública híbrida, que contou com participação presencial, em Brasília, e virtual. O evento permitiu um amplo debate sobre a modelagem da concessão, garantindo transparência e engajamento de diferentes setores.
Com essa série de ações, o MIDR reforça seu compromisso em viabilizar a implementação sustentável do PISF, garantindo o abastecimento de água bruta para aproximadamente 12 milhões de pessoas em 420 municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Outras Notícias: Audiência Pública do PISF apresenta modelo de contratação de empresa parceira Águas do Velho Chico fortalecem produção agrícola e segurança alimentar na Paraíba