Notícias
Ministério da Integração investe no desenvolvimento do setor lácteo no centro de Goiás
Atividade faz parte da Rota do Leite, Arranjo Produtivo Local que promove inclusão e integração econômica de regiões menos desenvolvidas do país
Pequenos e médios pecuaristas de São Luís de Montes Belos (GO) e de outras cidades da Mesorregião do Centro Goiano participam, desde ontem e durante o dia de hoje (23), de uma oficina destinada a orientar o planejamento do setor lácteo local. A atividade é parte da Rota do Leite, do programa Rotas de Integração Nacional do ministério.
O evento, realizado no Auditório do Sebrae no município, é coordenado por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do Ministério da Integração Nacional, em parceria com outras entidades públicas e privadas. Os participantes estão sendo orientados em temas como a elaboração de uma carteira de projetos e ações executados em conjunto com os produtores e entidades envolvidas na cadeia do leite.
Outros temas em discussão são o diagnóstico local da produção, a reestruturação da governança e do comitê gestor do polo produtivo, a definição da abrangência e o estabelecimento de uma visão de futuro. No primeiro dia, 98 pessoas participaram da atividade - incluindo produtores, técnicos, representantes de quatro agroindústrias, agentes de 12 prefeituras e servidores de outros órgãos governamentais.
Rotas e Desenvolvimento Regional
As Rotas de Integração Nacional são redes de Arranjos Produtivos Locais (APLs) territorial e setorialmente interligados que promovem a inovação, a diferenciação, a competitividade e a lucratividade dos empreendimentos associados. Têm como objetivo promover a inclusão produtiva e a integração econômica das regiões menos desenvolvidas do país aos mercados nacionais e internacionais de produção, consumo e investimento. Integram o programa as rotas do Leite, do Cordeiro, do Açaí, do Peixe, do Mel e da Fruta. Em todos os casos, procura-se organizar e estimular o desenvolvimento da produção, aproveitando as potencialidades locais.
Parcerias - O evento em São Luís de Montes Belos tem entre os parceiros a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), também vinculada ao Ministério da Integração, Ministério da Agricultura, Embrapa, Emater, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sebrae, Universidade Estadual de Goiás (UEG), governo estadual, prefeituras, entre outros.