Notícias

MDR vai capacitar gestores de Minas Gerais sobre modelos tarifários e prestação de serviços regionalizada para manejo de resíduos sólidos

Evento on-line será realizado na próxima terça-feira (4) e visa garantir implementação do novo modelo até 15 de julho deste ano
Publicado em 28/04/2021 14h25
Resíduos sólidos

Evento vai apresentar ferramentas de apoio à implementação de modelos tarifários e montagem dos consórcios de municípios para manejo de resíduos sólidos (Foto: Protegeer)

Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) promove, na próxima terça-feira (4/5), um webinário direcionado a prefeitos mineiros e a outros gestores para explicar o processo de implementação das tarifas para resíduos sólidos e a organização regionalizada dos serviços, como estabelece o novo Marco Legal do Saneamento. Os interessados em participar das discussões devem fazer inscrição prévia. O cadastro pode ser feito por meio do formulário disponível neste link.

O evento, organizado em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, vai apresentar ferramentas de apoio à implementação de modelos tarifários e montagem dos consórcios de municípios. As atividades começam às 9h e serão transmitidas ao vivo neste link.

A abertura do webinário será feita pelo secretário nacional de Saneamento do MDR, Pedro Maranhão, pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, pelo presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, e pelo subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento de Minas Gerais, Rodrigo Franco.

Durante a abertura, serão divulgados os Termos de Cooperação Técnica (TCT) firmados entre a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e 10 consórcios formados, ao todo, por 239 municípios mineiros.

Este é o primeiro seminário on-line que o MDR organizará com prefeitos de todos os estados do País para explicar o funcionamento do novo modelo de negócios em saneamento básico, que deve ser implementado até 15 de julho deste ano. Após a abertura, o webinário seguirá com a apresentação dos roteiros para o cumprimento das diretrizes, bem como com espaço para que os participantes tirem dúvidas.

Serviço
Webinário Desafios para a Regionalização dos Serviços de Resíduos Sólidos Urbanos em Minas Gerais
Data: 4 de maio (sexta-feira)
Horário: Das 9h às 11h
Acompanhe ao vivo no YouTube