Notícias
Maio Amarelo: Denatran é homenageado na Câmara Legislativa do DF pelas ações de educação de trânsito
Na manhã desta segunda-feira (29), a Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu equipes responsáveis pela campanha de trânsito do Maio Amarelo em uma sessão solene de reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. Na ocasião, foram apresentados os resultados do trabalho de todas as instituições envolvidas, Denatran, Detran, DER, DNIT, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação e Secretaria de Mobilidade. Os alunos da rede pública do Distrito Federal também participaram do evento e contaram com uma programação especial.
Segundo o coordenador de Educação para o Trânsito do Denatran, Francisco Garonce, muito mais do que formar os futuros condutores, é preciso formar cidadãos, porque respeitar as leis de trânsito é respeitar o direito do próximo e ensinar a ser cidadão.
“Nós temos a certeza de que se não educarmos aquelas crianças que aqui estavam, desde a mais tenra idade com o contato com essas ações para o trânsito, nós nunca chegaremos a uma solução efetiva. E é por isso que o Departamento Nacional de Trânsito concluiu neste mês a produção de conteúdos didáticos, são 18 volumes, nove para os professores, para que sejam preparados e nove para os alunos. Estão sendo encaminhados ao Ministério da Educação para que implantemos efetivamente a educação para o trânsito no ensino fundamental” explicou Garonce.
Neste ano com o tema "Minha escolha faz a diferença", o Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, por meio de uma ação conjunta entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é trazer à tona o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
“Esta marca, ‘Minha escolha faz a diferença’ no trânsito, que o Conselho Nacional de Trânsito definiu como a linha de trabalho deste
ano, indica a única solução que nós temos que é convencer cada um de nós a mudar, porque se a mudança não acontecer em cada um dos que aqui estavam e isto for um exemplo para toda a sociedade, realmente será um problema sem solução”, afirmou o coordenador de educação do Denatran.
Evento - A parte externa da Câmara Legislativa abrigou exposições e também palco de simulações de resgate e salvamento. Também ocorreu apresentação de habilidades dos cães da Polícia Militar do DF.