Notícias
Governo Federal reconhece mais 20 municípios atingidos por desastres naturais no RS
Com a medida as prefeituras podem solicitar o apoio da Defesa Civil para socorro, assistência e recuperação de danos
O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta quinta-feira (22) a situação de emergência de mais 20 municípios afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Com a medida, as prefeituras passam a ter acesso às ações de apoio emergencial da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para socorro e assistência à população, restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (22), e os reconhecimentos têm vigência de 180 dias.
Devido a enxurradas na região, o reconhecimento federal foi concedido às cidades de Áurea, Barra do Rio Azul, Caraá, Charrua, Ernestina, Gentil, Machadinho, Nova Alvorada, Paim Filho, Sagrada Família, Santo Expedito do Sul, São Pedro das Missões e Soledade. As chuvas intensas afetaram Cerro Lago, Frederico Westphalen e Inhacorá. Já os municípios de São Sebastião do Caí e Sertão foram atingidos por Vendavais, e Cachoeira do Sul e Alecrim por inundações.
A medida também foi concedida a cidade de São Cristovão, em Sergipe, pelas inundações que assolam a região.
Solicitação de apoio - Para acessar o apoio emergencial disponibilizado pela Sedec, os municípios devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no endereço eletrônico www.mi.gov.br/defesa-civil/s2id. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.
Acesse a portaria