Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Reconhecida emergência em oito cidades afetadas por desastres
Brasília (DF) - A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais oito cidades afetadas por desastres. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (7). Confira mais detalhes abaixo:
Passam por um período de estiagem os municípios de Maracás, na Bahia, e São José do Egito, em Pernambuco. Já Barro Alto, também na Bahia, enfrenta a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.
Foram castigadas por fortes chuvas as cidades de Colorado e Relvado, no Rio Grande do Sul, enquanto Itueta, em Minas Gerais, e Santo Antônio das Missões, no Rio Grande do Sul, foram atingidas por queda de granizo. Já Santo Antônio do Içá, no Amazonas, obteve o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de erosão de margem fluvial.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Outras notícias
Autorizado repasse de R$ 47,6 milhões para 19 cidades
Rio Grande do Sul se prepara para a chegada do El Niño
Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste se preparam para impactos da estiagem