Notícias
INCLUSÃO SOCIAL
PREVBarco leva atendimento do INSS a 47 municípios no segundo semestre
No segundo semestre de 2025, o PREVBarco percorrerá 47 municípios ao longo dos rios Negro, Amazonas, Tapajós, Solimões e Madeira, levando atendimento previdenciário do INSS a comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Desde o dia 18, já estão sendo realizados atendimentos em Itaituba e São Domingos do Capim (PA), além de Uarini, São Sebastião do Uatumã e Humaitá (AM).
A partir de 25 de agosto, as unidades também atenderão beneficiários com descontos associativos indevidos, além de fornecer informações previdenciárias, consultas a protocolos e emissão de senhas. Todos os serviços estão disponíveis sem necessidade de agendamento.
O PREVBarco foi criado para atender populações isoladas das agências do INSS, garantindo reconhecimento de direitos e fortalecendo a cidadania nessas regiões.
Balanço
No primeiro semestre de 2025, as cinco unidades do PREVBarco analisaram 7.413 requerimentos, entre salário-maternidade, aposentadorias e pensões. A atuação das embarcações gerou impacto econômico relevante: aproximadamente R$ 29.789.050,52 foram injetados na economia, resultado do reconhecimento desses direitos.
Mais da metade dos requerimentos feitos nos PREVBarcos foram para salário-maternidade, totalizando quase 4 mil pedidos. O segundo benefício mais solicitado variou de acordo com o estado: aposentadoria por idade no Amazonas e Acre, e auxílio por incapacidade temporária no Pará.
Confira a agenda completa do PREVBarco para 2025 abaixo:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (@inss_oficial_gov)
Texto: Ceyllane Brito (Secom/PA) e Marcos Carneiro (ACS/DF)
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br