Notícias
ATENDIMENTO
Presidente do INSS visita Central de Autoatendimento em Porto Alegre (RS)
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) visitou, na última sexta-feira (11), a Central de Autoatendimento de Porto Alegre (RS). Na unidade, localizada no centro da cidade, cerca de 100 pessoas são atendidas diariamente. Entre os serviços oferecidos no local estão a impressão de extratos, auxílio para acessar o aplicativo Meu INSS e emissão de senha Gov, que permite o acesso a serviços públicos digitais.
Gilberto Waller, que cumpria uma série de agendas no estado, aproveitou para cumprimentar os segurados e incentivou os responsáveis pelo atendimento ao público da Central. O atendimento humanizado para quem mais precisa tem sido uma defesa da atual gestão. “O nosso segurado merece esse acolhimento e saber que não é apenas um número no sistema e que pode contar com a rede de proteção do INSS”, destacou Gilberto.
Inaugurada em 2021, a unidade conta com uma equipe formada por uma gerente e dez estagiários que auxiliam o público nas mais diversas demandas. "O perfil dos usuários que atendemos é bastante variado, mas, na sua maioria, são idosos com dificuldade de acessar o aplicativo Meu INSS pelo desconhecimento de tecnologias, tanto no uso do aparelho celular quanto no próprio sistema”, esclarece a gerente da APS, Marta Escobar.
Aposentada desde março deste ano, Cleci Marilene Cavalli precisava cumprir uma exigência solicitada pelo INSS e, como não conseguiu incluir o documento via aplicativo, procurou a Central de Autoatendimento. "Prefiro ser atendida nesta unidade pelo auxílio que recebo dos estagiários. É muito bom o atendimento deles”, afirmou. Em dúvida sobre uma inconsistência no pagamento de sua aposentadoria, Rose Mari Toffoli também procurou atendimento na central. “Os estagiários são muito atenciosos e me auxiliam na hora de acessar o aplicativo do INSS”, elogiou.
Além de Porto Alegre, a Superintendência Regional Sul do INSS mantém em funcionamento uma Agência de Autoatendimento Orientado em Curitiba. A unidade está localizada na Rua Cândido Abreu, 270, Centro, e funciona das 9h às 15h. Em breve, a iniciativa será levada a Florianópolis. “O autoatendimento orientado é uma manutenção da essência do INSS, que é o atendimento presencial. Muitas pessoas podem não ter acesso ao aplicativo ou ter dificuldade no telefone 135, então o INSS tem aberto as portas para atender a esse público através do autoatendimento orientado. Em breve teremos um projeto piloto no prédio da Superintendência Regional Sul, em Florianópolis, onde além dos serviços já ofertados os usuários poderão utilizar o local como se fosse uma lan house oficial do INSS”, informa o superintendente regional Sul do INSS, Alberto Alegre.
Texto: Marcos Varjão - ACS/SC
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br