Notícias
SERVIÇO
Presidente do INSS visita agência dos Correios na capital paulista
São Paulo (SP) – O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, visitou nesta sexta-feira (13) a Agência Central dos Correios, no centro histórico da capital paulista. A agenda marca o início de uma nova etapa no atendimento aos aposentados e pensionistas: a partir de segunda-feira (16), será possível consultar a resposta das entidades sobre os descontos realizados nos benefícios também de forma presencial, nas agências dos Correios.
A novidade vale para todos os beneficiários que já registraram uma contestação, inclusive para aqueles que utilizaram o aplicativo Meu INSS ou a Central 135. Desde a última segunda-feira (9), essa consulta às respostas das entidades já está disponível pelo aplicativo Meu INSS.
Importante: As entidades têm até 15 dias úteis para apresentar uma resposta após a contestação. Antes desse prazo, a informação pode ainda não estar disponível no sistema.
O presidente do INSS também reforçou que, para quem fez a contestação pelo telefone 135, é preciso fazer a consulta pelo aplicativo Meu INSS ou ir a uma unidade dos Correios já que, por telefone, não será possível visualizar a documentação apresentada pela entidade.
Se a entidade respondeu que tem documentos ou disse que há um processo na justiça, o beneficiário terá um prazo de 30 dias corridos a partir da data em que recebeu a resposta para se manifestar se concorda ou não com as alegações. Agora, se a entidade não respondeu ou não comprovou que o desconto foi devido, nesses casos o INSS iniciará o processo de cobrança para que a entidade devolva os valores descontados.
Contestações
Até o dia 12 de junho, 488 mil beneficiários já contestaram descontos diretamente em uma agência dos Correios. “Esse é um número bem significativo porque, em duas semanas de funcionamento, mais de 10% do total de requerimentos foi feito pelos Correios", afirmou o presidente do INSS. “É um atendimento humanizado, presencial. Agora há pouco, estava conversando com uma aposentada que disse que ficou mais segura olhando no olho das pessoas.”
O que é possível fazer nos Correios?
Consultar se houve algum desconto em seu benefício
-
Contestar descontos não autorizados
-
Confirmar se algum desconto foi autorizado
-
Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
-
Analisar documentos enviados por associações
-
Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS
O beneficiário Antônio Manoel da Costa, morador da Zona Leste de São Paulo, esteve nesta sexta na Agência Central dos Correios para contestar o desconto de uma mensalidade associativa. “É um local de fácil acesso. Venho sempre ao centro e aproveitei para resolver isso também”, relatou.
Saiba mais sobre a consulta às respostas das entidades e os próximos passos: INSS começa a enviar resposta das entidades sobre descontos
Confira aqui mais fotos da visita.
ACS-SP
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br