Notícias
SERVIÇO
Parceria entre INSS e Instituto Reciclando Sons leva serviços à população da Cidade Estrutural/DF
Na última segunda-feira (16), o INSS promoveu uma ação de atendimento à população na Cidade Estrutural, no Distrito Federal. A iniciativa aconteceu durante um evento realizado pelo Instituto Reciclando Sons e teve como principal objetivo ampliar o acesso à educação previdenciária. Os atendimentos foram realizados ao longo de todo o dia, com serviços prestados durante os turnos da manhã e da tarde.
O superintendente da SRNCO, Iracemo da Costa Coelho, explicou como surgiu a parceria com o Instituto e reforçou o compromisso do INSS em estar presente em ações como essa, voltadas para a população. “Essa parceria veio por meio de um ofício da senadora Leila, solicitando a presença do INSS no evento para oferecer nossos serviços — como orientação, requerimentos, emissão de senhas, análise e identificação de exigências. Levar educação previdenciária à comunidade é uma prioridade. Atendemos esses convites como prática, em parceria com instituições como Senai e sindicatos. Sempre que há necessidade, enviamos uma equipe para aproximar o segurado da Previdência. Isso é fundamental para nós”, afirmou o superintendente.
Iracemo também destacou o impacto social das ações itinerantes. “O impacto é enorme. Muitas pessoas não sabiam que tinham direito a um benefício. Conseguimos mudar vidas, levar renda para famílias que viviam apenas de um determinado benefício, mas tinham direito a aposentadoria ou benefício assistencial. Nosso trabalho vai além do previdenciário — também atuamos na área social, viabilizando consultas médicas, doações de cadeiras de rodas e outros apoios essenciais”, contou.
A fundadora do instituto, Regiane Pacheco, relatou sua satisfação com a parceria firmada com o INSS e contou sobre como o público tem sido beneficiado pelos atendimentos. “Fiquei muito emocionada por abrir as portas da nossa entidade para um atendimento tão qualificado, com a presença de um órgão do governo aqui. E mais ainda por ver o impacto na comunidade — pessoas chorando, saindo felizes por conseguir um benefício que garante o mínimo para sobreviver. Isso nos deixou muito satisfeitos e certos de que a ação vai melhorar a qualidade de vida de muita gente”, contou Regiane.
Daniela Nart integrante da equipe de servidores responsável pelo atendimento à população, destacou como é gratificante participar desse tipo de ação e ressaltou a importância do contato direto com os segurados. “Acho que isso é o mais gratificante para a gente. Depois do INSS digital e do trabalho remoto, acabamos perdendo um pouco o contato com as pessoas. Por isso, esse momento aqui também é muito importante para nós”, afirmou. Ela também relatou um episódio marcante durante os atendimentos: “Quando conseguimos conceder o benefício na hora, é muito gratificante. A pessoa sai feliz, receptiva. Não aconteceu comigo, mas uma das pessoas aqui do Instituto contou que uma senhora saiu chorando, agradecida pelo atendimento”.
Com ações como essa, o INSS reafirma seu papel como facilitador do acesso aos direitos previdenciários, ampliando a presença do Estado em territórios de maior vulnerabilidade social e fortalecendo os laços entre a Previdência e o cidadão.
Sofia Tremendani (estagiária ACS/SRNCO)
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br