Notícias
SERVIÇO
Perícia conectada é expandida para mais agências do INSS no Pará
No Pará, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atua para ampliar a oferta da perícia médica conectada, sobretudo nos municípios que não dispõem de profissional para atendimento presencial nas unidades. Nesta quinta-feira (26), a agência de São Geraldo do Araguaia (PA) dá início à agenda de teleperícia, como parte da ação de expansão do serviço principalmente no sudeste e sul paraense.
Na mesma região, a perícia conectada passou a ser ofertada recentemente na agência de Rondon do Pará, desde o último dia 18 de junho. A previsão é de que até o próximo mês o serviço também chegue aos municípios de Redenção, Jacundá e Breves - Marajó. Assim, o estado passará a ter 13 unidades com avaliação médica por videoconferência, sendo em média de 10 a 15 perícias realizadas por expediente.
No Pará, a utilização da telemedicina teve início em outubro de 2024, com o projeto pioneiro da agência do INSS em Santarém (PA). De lá para cá, o serviço foi implantado em Altamira, Itaituba, PREVBarco Santarém, Marabá, Parauapebas, Xinguara, Goianésia do Pará e Rondon do Pará.
Em vigor desde março do ano passado, a análise médico-pericial remota já contabiliza mais de 95 mil atendimentos em todo Brasil. Desenvolvida pelo Ministério da Previdência Social e realizada nas agências do INSS, a perícia conectada abrange os benefícios previdenciários por incapacidade e o benefício assistencial à pessoa com deficiência.
Secom/PA
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br