Notícias
CIDADANIA
INSS promove ação para crianças neurodivergentes em Vitória da Conquista/BA
Nesta sexta-feira (11), o INSS realizou, em Vitória da Conquista/BA, a primeira ação do projeto Inclusão Nordeste, com o objetivo de atender crianças e adolescentes neurodivergentes, matriculados na rede municipal de ensino, que são requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência.
Os atendimentos aconteceram na Escola Municipal Antonia Cavalcanti da Silva, s/n, no bairro Cruzeiro. 103 famílias foram beneficiadas com a ação, que reduziu o tempo de espera por uma resposta da Previdência Social para essas pessoas.
A parceria entre a prefeitura do município e a autarquia federal permitiu, graças ao compartilhamento de informações entre as instituições, identificar o público-alvo e convocá-lo para realizar perícia médica e avaliação social. Para reduzir custos, o INSS decidiu atender as famílias de maneira remota, utilizando a infraestrutura da unidade de ensino.
Esterivaldo Viana acompanhou suas duas filhas no atendimento e elogiou a ação. "Fiquei feliz pela antecipação dessas etapas obrigatórias do BPC, mas parabenizo também a estrutura montada para acolher as crianças, com refeição e muitas brincadeiras", comentou emocionado.
Abril marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/4) e, por isso, a Superintendência Regional do INSS no Nordeste decidiu iniciar o projeto neste mês. “A data simboliza a luta de várias famílias pelo reconhecimento de direitos. Foi isso que fizemos nesta sexta. A Previdência Social trouxe um pouco mais de tranquilidade e suporte para essas pessoas”, destacou o superintendente Caio Maia Figueiredo.
Roneymar Alves (ACS/SRNE)