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ASSISTENTE VIRTUAL
Helô comemora 100 milhões de acessos em menos de 4 anos
A assistente virtual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Helô, já atendeu 100 milhões de pessoas em menos de 4 anos. Criada em 2021 em meio à pandemia de Covid-19, o chatbot (Inteligência Artificial) surgiu como uma solução inovadora para garantir o acesso aos serviços do INSS de forma rápida e segura, sem precisar sair de casa.
Inicialmente, a Helô respondia perguntas simples, com opções predefinidas. No entanto, com o avanço da tecnologia, ela passou a entender a linguagem natural, permitindo conversas mais fluidas e personalizadas. A inteligência artificial por trás da Helô é constantemente aprimorada, permitindo que ela se adapte às necessidades das pessoas usuárias e forneça respostas cada vez mais precisas.
Um dos diferenciais da Helô é a utilização de linguagem simples, livre de jargões técnicos. Essa abordagem facilita a compreensão pela maioria da população, independentemente de seu nível de escolaridade. A equipe responsável pela Helô trabalha constantemente para garantir que as informações sejam apresentadas de forma acessível e fácil de entender.
Servidores de várias partes do Brasil cuidam das operações de atendimento da Helô. É um trabalho que exige dedicação, conhecimento da legislação e de serviços do INSS e, principalmente, espírito de inovação.
Reconhecimento
A Helô já foi reconhecida internacionalmente por sua excelência e inovação. A iniciativa foi premiada pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA, na sigla em inglês) em 2020 e 2023. A assistente virtual também ficou entre as finalistas entre as iniciativas de Boas Práticas apresentadas à Organização Iberoamericana de Seguridade Social (OISS). e recebeu destaque em diversos eventos e publicações.
Além dos números, a Helô tem gerado um impacto positivo na vida das pessoas, oferecendo mais autonomia e agilidade na resolução de suas demandas sem precisar sair de casa.
Futuro
A jornada da Helô está longe de acabar. Novas funcionalidades estão em desenvolvimento, como a emissão de documentos diretamente pelo chat, que proporcionará ainda mais comodidade aos usuários (as). Além disso, a equipe está trabalhando para tornar a Helô ainda mais acessível, com recursos como alto contraste.
A Helô representa um avanço na forma como o INSS interage com os cidadãos. Com sua capacidade de aprender e se adaptar, ela se mostra como uma ferramenta poderosa para a modernização dos serviços públicos.
E você, já conheceu a Helô? Já conversou com ela? Conseguiu achar as informações necessárias? A Helô está disponível no Meu INSS no formato para internet e por aplicativo.
Martha Imenes/Ascom, com informações da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI)
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