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Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
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ENFRENTAMENTO À FILA

Confira algumas ações para reduzir o número de pedidos que aguardam análise

Central 135 muda de número e vai ligar para segurados anteciparem benefício com uso do Atestmed a partir de segunda-feira
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Publicado em 22/09/2023 18h21 Atualizado em 25/07/2024 09h52
Central 135.jpeg

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementaram ações para a redução da fila de requerimentos, que teve uma queda de 5,7% em agosto. Entre elas, o pagamento sobre produtividade para servidores avaliarem processos fora do expediente regulamentar, realização de mutirões de atendimento aos finais de semana visando a análise de avaliação social e perícia médica, adoção do Atestmed - que é a possibilidade de os cidadãos enviarem pelo aplicativo ou site Meu INSS o atestado médico e terem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) liberado por 180 dias.

Entre as medidas estão ainda a utilização da Central de Atendimento 135 para ligar aos segurados que estão na fila há mais de 45 dias e orientar sobre o uso do Atestmed, foram firmados Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com entidades públicas e privadas, além do terceiro setor, nomeação de 1.250 concursados aprovados no concurso de 2022, entre outras ações internas para simplificação das concessões de benefícios.

Número caiu, apesar de recorde de pedidos

É importante destacar que, apesar de ter registrado um número recorde de novos pedidos de benefícios em agosto, de mais de 1 milhão - a média mensal de entrada de requerimentos gira em torno de 800 mil solicitações - o INSS reduziu o estoque da fila em 5,7%, passando de 1,79 milhão em junho para 1,69 milhão em agosto (dados até o dia 28). Se forem considerados somente os pedidos com prazo acima de 45 dias, o percentual teve queda de 7,95% (de 1,1 milhão de requerimentos para 1,05 milhão em igual período).

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, avalia que o número de requerimentos analisados no Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social ainda está abaixo do desejado, mas espera que dados mais significativos sejam apresentados no próximo mês.

"A partir do segundo mês do programa, nós teremos toda essa massa de análises iniciada em agosto sendo processada. Então, a expectativa é ter um número maior de benefícios concedidos", disse Stefanutto.

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Martha Imenes/Ascom

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