Notícias
MUTIRÃO
Mutirões atendem mais de 11 mil pessoas em todo o país
Descrição da imagem: Participantes sentados em cadeiras plásticas assistem a um evento em espaço fechado e iluminado. Na frente, pessoas conduzem a atividade e, ao lado, há banners com logotipo colorido e os dizeres “Província Social” e “Perícia Médica”, indicando um encontro sobre serviços sociais e de saúde.
No último fim de semana, os mutirões realizados pela Previdência Social mobilizaram dezenas de agências em todo o Brasil e garantiram quase 12 mil atendimentos. Foram realizadas 10.012 perícias médicas e 1.844 avaliações sociais de segurados que já aguardavam na fila. A ação permitiu antecipar os agendamentos e encurtar o tempo de espera por uma resposta.
Palmas: união em meio à adversidade

- Agência Palmas
No domingo (17), por volta das 10h da manhã, a agência da Previdência Social em Palmas estava lotada, com mais de 300 pessoas aguardando atendimento pelo mutirão, quando a explosão de um poste na rua provocou a falta de energia e paralisou os computadores e o ar-condicionado.
O que poderia ser motivo de frustração se transformou em exemplo de união. Com os computadores fora de uso por causa da pane elétrica, sete médicos peritos — vindos de diferentes estados, como Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal — decidiram não interromper os atendimentos.
Com apoio de toda a equipe da agência, passaram a realizar o trabalho de forma totalmente manual, improvisando consultórios em locais com luz natural e priorizando idosos, pessoas com deficiência, crianças e segurados que viajaram mais de 400 km para participar do mutirão.
Enquanto vigilantes, estagiários e equipe de limpeza ajudavam na triagem e na distribuição de senhas, os médicos seguiram trabalhando sem pausa para o almoço. No total, foram realizadas cerca de 100 perícias até às 15h30. Aqueles que não puderam ser atendidos já tiveram suas consultas reagendadas para o próximo mutirão em Palmas, marcado para os dias 30 e 31 de agosto.
Reconhecimento ao esforço coletivo
O presidente do INSS, Gilberto Waller, que acompanhou o mutirão em Anápolis (GO), destacou que a experiência em Palmas simboliza o espírito de compromisso que move a Previdência Social. “O INSS é feito por pessoas que servem pessoas. Essa atitude em Palmas mostra que estamos juntos para garantir que cada brasileiro receba o atendimento que merece, com respeito e dedicação, em qualquer circunstância”, ressaltou.
O gerente executivo do INSS em Palmas, Silvano Coelho Lira, destacou a mobilização coletiva: “Todos decidiram dar as mãos e vestir a camisa da Previdência. O que parecia desesperador se transformou em um exemplo de solidariedade e respeito ao cidadão.”
Cacoal: tecnologia a serviço da inclusão

- Agência Cocoal
Se em Palmas o exemplo foi de união diante da adversidade, em Cacoal (RO) o destaque ficou por conta da tecnologia a serviço da inclusão. A cidade, distante 500 km de Porto Velho, sediou o maior evento de telemedicina da Perícia Médica Federal já realizado em um único local. Em dois dias, foram feitos cerca de 1.500 atendimentos, reduzindo significativamente a fila de espera para benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
A ação, realizada na Escola Municipal José de Almeida, contou com a parceria do INSS e da Prefeitura de Cacoal. Peritos médicos de diferentes regiões do país foram mobilizados para o teleatendimento, atuando em três fusos horários distintos, o que permitiu estender os atendimentos até a noite.
Um caso emocionou a equipe: uma bebê com várias comorbidades, que viajou quase 200 km com a família, pôde realizar a perícia do benefício assistencial para pessoa com deficiência dentro de uma ambulância estacionada em frente à escola. A mãe relatou o alívio: ‘Foi um processo muito rápido, antecipou nosso atendimento. Minha filha é especial e precisava passar pela perícia com urgência. Só tenho a agradecer.’
Dos esforços que garantiram atendimento em Palmas à telemedicina em Cacoal, os mutirões mostraram que a Previdência Social está mobilizada em todo o país para reduzir a fila de espera e assegurar dignidade no atendimento a milhões de brasileiros.
Ascom
Conheça as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br