Notícias
HUMANIZAÇÃO
INSS leva Projeto Inclusão Nordeste a Natal (RN)
Descrição da imagem: Segurada Talita Camilo recebe, com a filha no colo, a carta de concessão do BPC, pelas mãos do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Foto: Ana Paula Ergang/ Ascom INSS.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, participou, na manhã desta sexta-feira (5), da primeira edição do Projeto Inclusão Nordeste, em Natal (RN). Mais de 200 famílias de crianças neuroatípicas e com deficiência foram contempladas em dois dias de ação especial, realizada no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), onde a avaliação social e a perícia médica foram reunidas para agilizar a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

- Descrição da imagem: Presidente do INSS cumprimenta criança e mãe que recebem atendimento no mutirão do Inclusão Nordeste, em Natal (RN). Foto: Ana Paula Ergang/ Ascom INSS.
Segundo o presidente do Instituto, Gilberto Waller Júnior, o diferencial do Projeto Inclusão Nordeste é prestar assistência às crianças em ambientes nos quais elas se sentem mais seguras, como a escola. “Ao invés de enfrentar filas em agências, as crianças que aguardam o BPC são acolhidas em espaços preparados, de forma mais humanizada. No Nordeste, já chegamos a quase mil crianças atendidas. Porém, mais do que números, nosso foco são as pessoas e a garantia de um atendimento adequado”, enfatiza Waller.
Crianças neuroatípicas possuem diferentes formas de aprender e se desenvolver, com impactos no desenvolvimento, na comunicação, na cognição e no comportamento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o TDAH. Atendendo aos critérios médicos e sociais, essas crianças têm direito ao benefício assistencial BPC/LOAS, assim como aquelas com deficiência. Ao concentrar todas as etapas de avaliação em um único local, com atendimento próximo à comunidade e horários ampliados, a iniciativa oferece mais dignidade às famílias e proporciona maior agilidade no acesso ao benefício. A ação foi promovida pela Superintendência Regional do INSS no Nordeste.

- Descrição da imagem: Servidora do INSS participa de atividade interativa com crianças neuroatípicas durante o evento Inclusão Nordeste. Foto: Ana Paula Ergang/ Ascom INSS.
Acesso para inclusão
A segurada Talita Camilo, mãe da pequena Maria Alice, de 4 anos, que tem autismo, recebeu das mãos do presidente a carta de concessão do benefício. “Estou muito feliz. Faz oito meses que aguardamos, e agora eu e a Alice estamos aqui com a carta. A gente está muito grata por esse mutirão, porque o benefício vai nos ajudar demais”, relata Talita.
Outra família beneficiada foi a de Keila Genuíno da Silva, que aguardava pelo BPC há quase um ano. Na quinta-feira (4), ela levou o filho Alef, de 9 anos, que tem autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), para avaliação social e perícia médica. Ao receber a carta do benefício, expressou sua gratidão: “Esse benefício vai fazer a diferença na minha vida, vai dar um pouco mais de estabilidade, porque precisei deixar de trabalhar para cuidar do meu filho”, conta Keila.

- Mãe do segurado Alef, Keila Genuíno da Silva, recebe a carta de benefício das mãos do presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Foto: Ana Paula Ergang/ Ascom INSS
Em expansão, o projeto, que começou pelo Nordeste, em breve será levado a todo o Brasil. “Sabemos que as crianças neuroatípicas têm maior sensibilidade ao ambiente. Por isso, é muito melhor que a gente vá até elas, levando os serviços previdenciários de forma humanizada. Essa é a verdadeira razão de ser do INSS: promover cidadania para todos, desde a infância”, conclui o presidente do Instituto.
Ascom INSS
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br