Notícias
PLANTÃO
INSS antecipou 3,8 mil atendimentos no fim de semana no Paraná
Descrição da imagem: A cena mostra o espaço interno da Agência da Previdência Social em Curitiba. As pessoas estão sentadas em cadeiras de espera, em grupos e individualmente, em diferentes posições. Foto: Marcos Varjão (ACS SR Sul)
Em uma ação extraordinária realizada no último fim de semana (30 e 31/08), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Perícia Médica Federal (PMF), antecipou 3.857 atendimentos em cidades do Paraná. Perícias médicas — presenciais e remotas —, além de avaliações sociais, foram realizadas em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e outros municípios paranaenses.
A iniciativa teve como objetivo agilizar a análise de requerimentos de Benefícios de Prestação Continuada (BPC/LOAS), destinados a pessoas com deficiência, e de benefícios por incapacidade temporária e permanente. No mutirão em Curitiba, foram realizadas 1.656 perícias médicas e 94 avaliações sociais.

- Descrição da imagem: Deise Mara e João Vitor Dahmer sentados em cadeiras azuis na uma sala de espera da Agência da Previdência Social. Foto: Marcos Varjão (ACS SR SUL)
A balconista Deise Mara Dahmer foi uma das seguradas atendidas no mutirão. Moradora de Campina Grande do Sul, cidade da região metropolitana da capital paranaense, ela acompanhou o filho, de 16 anos, João Vitor Dahmer da Silva, que tem Síndrome de Down e autismo, em uma avaliação social.
“Fiquei muito feliz quando entraram em contato comigo informando sobre a antecipação da avaliação social que meu filho precisava para voltar a receber o BPC. Deixamos de receber o benefício quando eu voltei a trabalhar, há quatro anos. Entrei com um novo pedido, pois, como ele precisa de cuidados o tempo todo, vou sair do trabalho para me dedicar a ele”, afirmou Deise Mara.
Perto de quem precisa
Também foram realizados atendimentos em Londrina, Maringá, Umuarama, Apucarana, Cianorte, Ivaiporã, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Jacarezinho, Prudentópolis, Paranavaí e Medianeira, totalizando 2.107 antecipações de agendamento, entre perícias e avaliações, em municípios do interior do estado.
"Atendemos a população tanto de forma presencial quanto de forma remota, por meio de perícias médicas realizadas por vídeo. Agradecemos a todos os profissionais do INSS que participaram dos atendimentos. É uma prova de que o servidor público está servindo o público", destacou o superintendente regional Sul do INSS, Alberto Alegre.
O chefe da PMF no Paraná, André Luís de Freitas Alves, ressalta a importância da ação: “A gente está trabalhando para diminuir o tempo de espera do segurado. Conseguimos antecipar atendimentos que seriam realizados somente daqui a 90 dias”, destacou.
Texto: Marcos Varjão - ACS SR Sul
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br