Notícias
ATENDIMENTO
INSS antecipa 485 avaliações sociais no fim de semana e agiliza acesso ao BPC para pessoas com deficiência na Paraíba
Descrição da imagem: Ambiente interno de uma Agência da Previdência Social, com várias pessoas interagindo em um balcão. Há uma barreira de vidro transparente separando os funcionários dos segurados. Foto: Rafael Carvalho/ Ascom INSS
Cinco Agências da Previdência Social (APS) da Paraíba realizaram, nos dias 23 e 24 de agosto, uma força-tarefa de atendimentos extras para a realização de avaliações sociais. A ação teve como objetivo acelerar a conclusão de requerimentos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) direcionado a pessoas com deficiência.
Das 530 vagas disponibilizadas, 485 foram efetivamente atendidas, o que representa um índice de comparecimento de 91% dos segurados convocados. A distribuição dos atendimentos extras por agência ficou assim: APS João Pessoa Centro (203), APS Santa Rita (91), APS Itabaiana (87), APS Guarabira (85) e APS Esperança (73).
A avaliação social é uma etapa obrigatória para concessão e manutenção do BPC/LOAS destinado a pessoas com deficiência. Têm direito ao benefício famílias cuja renda per capita não ultrapasse ¼ do salário-mínimo. O BPC dispensa contribuição previdenciária, mas não garante 13º salário nem pensão por morte. Já para o benefício assistencial à pessoa idosa, a concessão pode ser feita apenas com a análise documental, sem necessidade de perícia ou avaliação social.
Mais informações sobre o BPC/LOAS podem ser obtidas em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-beneficio-assistencial-ao-idoso
Texto: Mariana Melo (ACS/SRNE)
Acompanhe as redes oficiais do INSS:
Instagram: https://www.instagram.com/inss_oficial_gov/
Threads: https://www.threads.net/@inss_oficial_gov
X (ex-Twitter): https://twitter.com/INSS_oficial
Facebook: https://www.facebook.com/inss.gov
YouTube: https://www.youtube.com/@INSSOficial
TikTok: tiktok.com/@inss.gov.br