Regularização de BPC - Participação de ILCA LIMEIRA, assistente social do INSS em Belo Horizonte
Locução 1 ACS:
Os benefícios de prestação continuada BPC suspensos ou cessados serão regularizados. Esse é o tema do podcast momento INSS, com a servidora Ilca Limeira, assistente social do INSS de Belo Horizonte.
Áudio Ilca Limeira – assistente social do INSS Belo Horizonte
Os benefícios que foram suspensos ou cessados são benefícios de prestação continuada, conhecidos popularmente como BPC/LOAS, recebidos por idosos e pessoas com deficiência, que não estavam inscritos no cadastro único do governo federal.
Esse cadastro é pré-requisito pra concessão e manutenção do benefício.
O BPC ele é concedido desde 1996 e o CADÚNICO passou a ser obrigatório a partir de 2017. Sendo assim, vários beneficiários não estavam nesse cadastro. O governo, então, notificou a todos os beneficiários no ano de 2018 pra providenciar a regularização no CADÚNICO. Entretanto, alguns não conseguiram fazer a inclusão no prazo estabelecido. Por esse motivo, tiveram o benefício suspenso.
Locução 2 ACS:
durante a pandemia, o INSS interrompeu os bloqueios. Mas de abril de 2019 até fevereiro deste ano, mais de sessenta e quatro mil benefícios de BPC foram suspensos ou cessados em todo o país por falta de inscrição no cad único. Como vai ser regularizado? O que o beneficiário deve fazer?
Áudio Ilca Limeira – assistente social do INSS Belo Horizonte
O cidadão então que tá nessa situação deve primeiramente procurar a assistência social do município pra inclusão da sua família no cadastro único e, posteriormente, solicitar a reativação do benefício através dos canais remotos do INSS.
Lembrando que, ao reativar o benefício, serão pagos todos os valores devidos durante o período que o benefício esteve suspenso. Então, esses valores que não foram sacados eles serão pagos todos de uma vez pelo INSS.
E é importante ressaltar, também, pra todos os beneficiários do BPC, que, além da inscrição no cadastro único, é fundamental que o cadastro ele seja atualizado a cada dois anos para evitar novas suspensões futuramente.
Locução 3 ACS:
Para reativar o BPC, o beneficiário deve fazer seu pedido pelo aplicativo meu INSS ou pelo telefone 135, que atende de segunda a sábado de 7 às 22 horas.
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