Prova de vida por cruzamento de dados – Bloqueio de suspensão de pagamento
Andréa Cristina Stano Durelli – servidora técnica de Benefícios do INSS em Poços de Caldas
Publicado em
25/02/2025 09h23
Transcrição do áudio
LOCUÇÃO ABERTURA ACS:
Olá! Está começando o Momento INSS. No episódio de hoje, vamos falar sobre a Prova de Vida, que continua sendo obrigatória e está sendo realizada por cruzamento de dados. Quem vai nos explicar mais sobre o assunto é Andréa Cristina Stano Durelli, servidora técnica de Benefícios do INSS em Poços de Caldas.
LOC 1 ACS:
Seja bem-vinda ao nosso podcast, Andréa. Ao contrário do que, às vezes, circula em sites e redes sociais, a prova de vida do INSS não foi suspensa. Explica, por favor, como está sendo a Prova de Vida hoje.
ÁUDIO DO SERVIDOR:
A Prova de Vida continua sendo obrigatória e deve ser realizada anualmente. E, desde janeiro de 2023, ela vem sendo feita pelo INSS, por meio do cruzamento de dados, fornecidos por bases governamentais e por outros parceiros, o que garante a comprovação de que o beneficiário está vivo.
LOC 2 ACS:
E quais são esses dados para o batimento de informações que são válidos para a Prova de Vida?
ÁUDIO DO SERVIDOR:
Por exemplo, são considerados válidos os acessos ao aplicativo ou site do Meu INSS por contas que possuem selo ouro; saques e empréstimos bancários realizados com biometria; atendimentos presenciais ou perícias médicas (presenciais e remotas) realizadas no INSS; atualizações no Cadastro Único, que é o CadÚnico; recebimento de benefícios utilizando biometria, dentre outros exemplos.
Esse cruzamento de dados deve ser feito dentro do período de 10 meses após a última comprovação registrada. A data em que ela foi realizada pode ser consultada no Meu INSS ou ligando para a Central de Atendimento, pelo telefone 135.
LOC 3 ACS:
Isso quer dizer que o segurado, o beneficiário do INSS, não precisa mais ir ao banco pra fazer a prova de vida?
ÁUDIO DO SERVIDOR:
Desde 2023, como a gente já falou, por conta desse batimento de dados, deixou de ser obrigatório que o segurado faça essa prova de vida, por conta própria. Se for do seu interesse, ele tem o direito de ir até ao banco responsável pelo pagamento do seu benefício e realizar a prova de vida.
LOC 4 ACS: E se o INSS não conseguir fazer esse cruzamento de dados, o segurado terá seu benefício suspenso?
AÚDIO SERVIDOR:
No início deste ano foi editada uma nova portaria, justamente suspendendo o bloqueio de pagamento de benefícios do INSS por falta de prova de vida.
LOC ACS 5:
A servidora também aproveita para alertar quanto às tentativas de golpes, relacionadas à prova de vida. Fique atento!
ÁUDIO DO SERVIDOR:
Um ponto importante é que o INSS não envia servidores para fazer Prova de Vida na residência do beneficiário, nem encaminha mensagens de texto solicitando essa comprovação. Em caso de dúvida, denuncie e não forneça seus dados pessoais, porque isso pode ser uma tentativa de golpe!
LOCUÇÃO ENCERRAMENTO ACS:
Se você ainda tiver dúvidas, entre em contato com os canais oficiais do INSS. Ligue para a Central 135 ou acesse o portal www.inss.gov.br. Esse foi mais um episódio do MOMENTO INSS, desta vez com a participação da servidora Andréa Cristina Stano Durelli. Até a próxima!
Saiba mais:
Download do áudio
- Baixar arquivo em formato MP3 (3.1 MB)